reduzir custos de seu restaurante

Como reduzir custos de seu restaurante? Infelizmente, a crise política e econômica atingiu em cheio o nosso país, fazendo com que muitos negócios precisassem adotar uma hierarquia mais enxuta, com uma postura que garanta sua segurança e sobrevivência enquanto o período de turbulência não passa.

No segmento alimentício, não é diferente e saber como reduzir custos de restaurante é algo que tem permeado a mente dos proprietários e dos gerentes desse tipo de estabelecimento.

Você se identificou com essa situação? Então não se preocupe, pois nós elaboramos uma lista com 5 dicas para você gastar menos e aumentar a lucratividade do seu restaurante, sem que para isso tenha que aumentar os preços, o que pode afastar a clientela. Siga conosco e confira as nossas orientações!

1. Analise os seus gastos

O primeiro passo para reduzir custos em um restaurante é mapeando todos os gastos mensais, por menores que pareçam ser. É preciso pôr tudo na ponta do lápis e calcular quanto dinheiro é gasto em cada serviço contratado.

Esse é o primeiro passo para conseguir analisar quais gastos são realmente necessários e cortar ou renegociar aqueles que não são tão importantes para seu estabelecimento. O seu plano de telefonia, por exemplo, pode ser substituído por um mais barato, caso não se utilize muito a linha fixa.

2. Negocie prazos com os seus fornecedores

Ter um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para reduzir custos no restaurante. Você pode, por exemplo, comprar produtos em grande quantidade por um preço menor e permanecer um determinado período sem precisar adquirir mais unidades desses itens.

Assim, você poderá manter o estoque de alimentos e outros produtos em dia, sem se preocupar com a necessidade de repassar um valor mais alto para os seus clientes pagarem.

3. Faça um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é recomendado para todos os negócios, mas é uma obrigação em períodos de crise.

Com base em análises do seu ambiente interno e do mercado de um modo geral, são criadas estratégias que possibilitem alcançar resultados satisfatórios, com manutenção ou redução de custos.

A ideia é que todos os recursos do restaurante sejam otimizados, como as despesas com energia elétrica, luz, folha de pagamento de pessoal, etc.

4. Utilize métodos sustentáveis

Para gastar menos, substitua alguns serviços por outros de origem sustentável, como a energia elétrica. No final do mês, você vai gastar bem menos ao aquecer a água utilizada para lavar a louça com um sistema de energia solar.

Substituir lâmpadas comuns e fluorescentes por lâmpadas de LED também é um bom investimento, pois estas, além de serem mais econômicas, têm durabilidade muito superior às demais.

5. Invista em tecnologia

O seu restaurante não pode ser passado para trás pela concorrência e, para isso, é importante estar sempre de olho na tecnologia para o setor. Ter uma plataforma própria de delivery para receber pedidos por meio do seu site ou aplicativo, por exemplo, pode ser uma excelente ideia.

Dessa forma, haverá menos gastos com ligações telefônicas, sem que haja a necessidade de uma pessoa atendendo o telefone a todo instante e anotando pedidos, pois tudo é feito de forma automática.

E então, gostou das nossas dicas de como reduzir custos de restaurante? Que tal seguir aprendendo sobre o assunto e também reduzir custos no delivery? Temos certeza de que esse conteúdo será útil para você!

Share This