Descubra como controlar a reputação digital do seu restaurante
reputação digital para restaurante

A chamada reputação digital— forma como seu restaurante é visto por alguém que nunca ouviu falar dele antes e busca informações na internet — deve ser monitorada cuidadosamente. Os conteúdos e interações do restaurante em redes sociais, aplicativos, blogs e outros sites serão fundamentais para a formação de opinião dos clientes e fortalecimento da marca.

Quem quer investir no ambiente virtual para fidelizar clientes e aumentar as vendas não pode perder a reputação digital do restaurante delivery de vista. Para ajudar você com esse monitoramento, apresentaremos a seguir algumas formas de gerenciar a imagem de seu restaurante na internet.

Por que é importante ter interações positivas?

Um levantamento feito pelo SPC Brasil, em parceria com a CNDL apurou que, entre os consumidores entrevistados, mais da metade procura avaliações de outros compradores antes de fechar negócio pela internet. Assim, quando seu restaurante investe em cuidar da reputação digital, aumenta consideravelmente as chances de atrair mais clientes e otimizar resultados.

Como já visto, a reputação digital é composta pelo conjunto de informações sobre seu restaurante disponíveis na internet. Ela inclui comentários em redes sociais, postagens, avaliações em aplicativo próprio, em sistemas de delivery como o iFood, no Google, entre outros. Para fazer uma boa gestão da imagem do restaurante delivery, é essencial considerar todos os conteúdos e interações da marca na internet.

É importante ressaltar que não se trata, simplesmente, de ter avaliações excelentes o tempo todo. Os consumidores também avaliarão se, diante de um problema, crítica ou sugestão, a postura da sua empresa é positiva. Por isso, é importante focar na gestão de todas as interações digitais de seu negócio, para que os clientes se sintam acolhidos e ouvidos quando fazem solicitações.

Como controlar melhor a reputação digital do restaurante delivery?

Para quem quer crescer, manter uma reputação digital positiva é um trabalho indispensável. Veja a seguir como fazer para que seu negócio seja bem-visto antes mesmo do primeiro pedido.

Invista em interação

Os clientes gostam de ter seus questionamentos e comentários respondidos de forma rápida, eliminando dúvidas e criando vínculos afetivos. Por isso, interagir com seguidores nas redes sociais do negócio está longe de ser uma perda de tempo. Na verdade, quem investe na comunicação direta está utilizando uma das melhores ferramentas do marketing, que é a construção de uma comunidade.

Tenha um diferencial

O que leva um cliente a comprar de seu restaurante e não do concorrente? Identifique o diferencial de sua marca e faça questão de deixar isso claro em todas as suas comunicações. Se a rapidez na entrega é seu forte, lembre-se de utilizar a informação em seus anúncios e também comentar a respeito nas interações com clientes.

É importante ressaltar que o diferencial de sua marca precisa existir na vida real, para que tenha impacto positivo na reputação digital do restaurante. Fazer promessas que você não consegue cumprir, frustrar expectativas e gerar transtornos aos clientes causa o efeito oposto, piorando a reputação digital do restaurante.

Observe a concorrência

Exercite sua habilidade de observação pesquisando a reputação digital de seus concorrentes. Faça uma lista dos restaurantes que entregam os mesmos produtos na região, ou que atendem em um mesmo aplicativo. Acesse as redes sociais dos concorrentes, leia avaliações e veja qual a impressão que isso causa.

A sua pesquisa poderá render muitos aprendizados, tanto sobre o que fazer quanto sobre o que deve ser evitado. Invista em utilizar dados reais de experiência dos clientes, seus e dos concorrentes, para identificar o que mais agrada e o que causa queixas.

Seja encontrado nas pesquisas

Para que sua reputação digital seja boa, é importante, também, que as informações sobre seu negócio estejam ao alcance do consumidor. Tente encontrar seu restaurante nas redes sociais, use aplicativos como o Google Meu Negócio e o Waze Ads para colocar seu restaurante no mapa e não deixe de utilizar técnicas de otimização de buscas (SEO).

Aposte em marketing digital

Para construir uma boa reputação digital, preste atenção nas iniciativas de marketing que seu negócio faz online. Algumas possibilidades na divulgação do restaurante pela internet que se destacam são:

  • anúncios e posts patrocinados;
  • envio de e-mail marketing;
  • produção de conteúdo em blogs e redes sociais.

Cuide da humanização da marca

Os consumidores gostam de interagir com suas marcas favoritas e criam um vínculo emocional muito semelhante ao que têm com as pessoas. Por isso, uma tendência cada vez mais forte é no sentido de humanizar uma marca.

Para investir nessa humanização, é importante pensar em posturas que fazem com que seu negócio seja mais amigável para o público, tais como:

  • desenvolver uma linguagem própria para comunicação e redes sociais, fugindo das frases padronizadas e textos protocolares;
  • dar detalhes de bastidores, apresentar a equipe do restaurante e mostrar o cotidiano, com situações divertidas e que gerem proximidade com o público;
  • investir em um marketing menos invasivo, adotando um posicionamento de interagir mais com quem procura sua marca, sem enviar muitos e-mails ou mensagens que deixem as pessoas desconfortáveis com o volume de abordagens.

Use as ferramentas certas

As iniciativas para gerenciar a reputação digital de uma marca envolvem diversos aspectos da operação de seu restaurante. É importante que tudo seja pensado para prestar um serviço ágil, eficiente e que gere uma boa experiência para os clientes.

Nesse sentido, adotar um sistema de gestão integrada para seu restaurante delivery é uma excelente forma de cuidar melhor da reputação digital. Ao usar uma plataforma como o Delivery App, você consegue receber avaliações, responder aos clientes e monitorar de perto como anda o nível de satisfação dos consumidores. É possível fazer estratégias de marketing, oferecer cupons, promoções e gerenciar as comunicações em diversos canais, tudo diretamente pelo sistema do Delivery App.

A preocupação com a reputação digital deve ser uma prioridade de quem quer crescer no setor de delivery. As boas práticas para a gestão do conteúdo e as interações com consumidores aumentam a impressão positiva que sua marca causa em quem pesquisa por ela. Por isso, invista em recursos tecnológicos que tornem o gerenciamento dos diversos fatores mais simples, como o Delivery App.Para cuidar melhor da reputação digital de seu restaurante, conheça o Delivery App e as funcionalidades de controle de avaliações!

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