Saiba como montar cardápio online de sucesso aqui!

Você já parou para pensar na importância e nos benefícios de montar cardápio online? É fato que as redes sociais e o ambiente digital se tornaram uma grande vitrine para os negócios, inclusive se tratando do setor de alimentação.

As pessoas não querem mais perder tempo ou se locomover até um restaurante para escolher um prato. Nesse sentido, ter o menu de um restaurante, lanchonete, pizzaria ou demais estabelecimentos em mãos facilita muito o processo de decisão e garante mais vantagem competitiva à sua empresa.

Considerando as principais dúvidas e dificuldades no assunto, elaboramos este post com os pontos que você deve atentar ao desenvolver o seu menu virtual. Acompanhe!

O que é o cardápio online?

O cardápio online é o menu que será disponibilizado em ambientes virtuais, ou seja, em plataformas e aplicativos de delivery, nas redes sociais e para divulgação em seu WhatsApp Business e também no seu restaurante, por meio de tablets e smartphones que ficam disponíveis para os clientes.

Para isso, ele não precisa ser uma versão digitalizada do seu modelo tradicional e físico, pois sabemos que o mundo virtual é bastante diferente, até mesmo para que a visualização das informações não seja prejudicada.

O importante é que siga algumas dicas e estratégias para montar cardápio online de maneira que ele seja atrativo e informado para o consumidor.

Como montar um cardápio online?

Além do atendimento, o cardápio é a vitrine do seu estabelecimento, é o que instiga a curiosidade e a fome do cliente. Sendo assim, deve valorizar cada prato, ingrediente e detalhes que possam fazer toda a diferença.

Em razão disso, é necessário que atenda a alguns pontos, principalmente para montar o menu nas redes sociais. Veja!

Defina o seu público-alvo

O seu público-alvo deve ser o ponto de partida de grande parte das suas decisões, inclusive no momento de montar o seu cardápio online. Ter as necessidades e condições do seu público em mente é a melhor maneira de se orientar sobre formas atrativas de instigá-lo no seu menu.

O design, as cores e até mesmo as informações influenciam a escolha dos consumidores. Por exemplo, em um restaurante renomado da culinária francesa, cujo o público tem maior poder aquisitivo, o cardápio precisa ser mais sério e, às vezes, até técnico, enquanto o de um estabelecimento de comida oriental ou de hambúrgueres pode ser mais descontraído e informativo.

Informe com clareza

Quantas vezes você foi a um restaurante e teve que perguntar ao garçom o que era determinado prato porque não entendeu a informação transmitida? Agora, pense em quantos clientes simplesmente decidem não fazer o pedido a terem o trabalho de pedir informações e explicações, principalmente se for um pedido online.

Então, atente para que as descrições de ingredientes e tipos de pratos estejam claras, de fácil entendimento e com os devidos preços. Também deixe explícito se houver itens que possam causar alergias, como frutos do mar, glúten e lactose.

Estruture as informações

De nada adianta ter descrições atrativas e claras se a estruturação do menu é confusa. À vista disso, para montar o seu cardápio online, organize os tópicos e informações de maneira adequada e de fácil identificação.

Para isso, o nome dos pratos deve ser escrito em fonte legível, com os preços logo à frente. Abaixo deles, coloque em fonte menor os ingredientes que o compõem. Assim, o cliente identifica caso algum elemento não seja de seu gosto, confere se o valor cabe no bolso e torna o processo de compra mais rápido e acertado.

Depois, organize os grupos de alimentos disponibilizados em seu negócio, separando-os, por exemplo, em saladas, sanduíches, pizzas, caldos, sobremesas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Atente ao design

Você sabia que as cores, formas e modelos de cardápio digital podem aproximar e dar fome ou afastar o cliente? Portanto, evite poluir o visual do seu menu, pois isso acaba confundindo o consumidor e dificultando o pedido.

Prefira cores que harmonizam entre si, fontes legíveis e simples, imagens com boa resolução e alguns espaços em branco para tornar o modelo mais limpo e não “cansar” os olhos do comprador.

Afinal, qual é a importância de montar cardápio online?

Além de estar se adequando às novas tecnologias e garantindo que estará em todos os lugares que o seu consumidor navega, ter um cardápio online agrega aspectos significativos para o seu negócio e para a sua competitividade.

Mais pedidos

Ao montar cardápio online, você disponibiliza todos os seus produtos para o cliente, de maneira que ele tenha acesso sempre que precisar e sem a necessidade de entrar em contato ou ir ao seu estabelecimento.

O resultado dessa facilidade é um aumento na quantidade de pedidos, já que eles podem ser feitos de maneira mais rápida. Se o seu negócio ainda conta com um aplicativo próprio para delivery, essa estratégia se torna ainda mais eficiente, pois não terá linhas ocupadas e os pedidos são entregues mais rápido e com menores taxas de erros.

Otimização da relação com o cliente

Uma das características mais procuradas pelos consumidores é a agilidade. Ao disponibilizar um cardápio online, estará mais próximo do seu cliente, principalmente daqueles que têm uma rotina corrida e não têm tempo de ir até um restaurante se alimentar. Isso torna o seu relacionamento com o consumidor mais eficiente e direto.

Fidelização

As chances de um cliente fazer um pedido no seu restaurante porque já tem o cardápio em mãos é maior que aqueles estabelecimentos que não oferecem essa opção. Portanto, o seu negócio se torna a primeira opção do consumidor, fator crucial para a fidelização.

Entretanto, é claro, que isso somente é possível quando você alinha o menu digital a um bom atendimento e pratos de qualidade.

Montar cardápio online torna o seu negócio eficiente e próximo do cliente. Além dos benefícios citados, o menu digital é uma ótima maneira de manter os preços atualizados, sem precisar fazer novas impressões. Assim, mantém os consumidores cientes sobre os valores e ainda garante um excelente atendimento.

O que acha de se aprofundar no assunto? Aproveite para conferir a importância das fotos para os pedidos e como fazê-las de maneira profissional!

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