saiba como contratar bom motoboy

Para que um restaurante delivery funcione de forma adequada é essencial que alguns cuidados sejam tomados. Deve-se prezar pelo preparo correto dos pratos, o uso de uma embalagem adequada, bons softwares e aplicativos para que os clientes façam os seus pedidos etc.

Porém, existe uma questão que merece uma atenção especial nisso tudo, o transporte dos alimentos do restaurante até a casa do cliente. Por isso, é preciso ter cuidados ao contratar motoboy. Somente assim, será garantido um serviço adequado para os consumidores do seu estabelecimento.

Mas, afinal, o que é preciso avaliar para contratar um motoboy para um restaurante delivery? Para que você saiba como proceder nessa situação, desenvolvemos algumas dicas práticas. Acompanhe!

Busque por referências e indicações

Se você tem uma hamburgueria e amigos que possuem outros estabelecimentos gastronômicos na sua cidade, como pizzarias, restaurantes japoneses etc., pode buscar por referências e indicações dessas pessoas.

Essa é uma boa prática, pois o trabalho de um profissional que já foi aprovado por um colega também pode ser aprovado no seu estabelecimento. Isso dá mais confiança ao contratar um motoboy que seja responsável e cumpra bem o seu trabalho.

Por isso, ao conversar com outros empresários da área, converse sobre as experiências que eles tiveram ao contratar esse tipo de profissional.

Procure em serviços online especializados

Existem aplicativos e sites especializados em oferecer serviços para contratação de profissionais de diversas áreas, entre eles os motoboys. Essa pode ser uma alternativa interessante, uma vez que essas empresas exigem que alguns requisitos sejam cumpridos para disponibilizar o cadastro em sua base.

Os serviços online especializados exigem, por exemplo, que os motoboys tenham a sua documentação em dia e licenças atualizadas para executar essa atividade profissional. Outro ponto interessante é que existem rankings dos melhores profissionais, formados por meio da média de notas deixadas por outros contratantes.

Não leve em consideração apenas o preço do serviço

Você já ouviu aquele ditado popular que diz “o barato sai caro”? Ele também pode ser aplicado no caso da contratação de motoboys. Às vezes, um profissional ou empresa terceirizada que cobra muito abaixo do valor médio de mercado pode apresentar um serviço de baixa qualidade.

Se você estudou gastronomia sabe que os clientes compram muito mais do que meros alimentos, mas, sim, uma experiência que precisa gerar satisfação. Logo, se eles tiverem uma experiência ruim com o seu serviço de delivery, é bem provável que não repetirão a compra. E o que é pior, podem falar mal do seu estabelecimento para os seus amigos, familiares ou, até mesmo, nas redes sociais, gerando uma crise de imagem e reputação.

Entenda as demandas do delivery

Um serviço de delivery tem diversas demandas no que se refere ao transporte e à logística de modo geral. Para atender bem a essas necessidades é preciso que os motoboys cumpram uma série de requisitos, como ter a licença para exercer essa atividade.

Também é interessante que os motoboys usem uniforme e sejam treinados para atender a todos os clientes de forma educada e atenciosa. Isso é importante para passar uma imagem de profissionalismo.

Ainda sobre as demandas, é importante se certificar se o profissional conhece bem a região de atuação onde o seu restaurante mais faz entregas. Isso é interessante para que ele saiba como fazer os trajetos de maneira otimizada e não demorar muito para atender os pedidos dos clientes.

Powered by Rock Convert

Verifique os conhecimentos do profissional sobre as leis de trânsito

Ao contratar motoboy é preciso verificar se ele tem os conhecimentos adequados sobre as leis de trânsito, pois possíveis infrações que gerem multas podem ocasionar prejuízos para o estabelecimento.

Além do mais, também devem ser reforçadas as orientações sobre direção responsável, principalmente em cidades grandes e áreas em que o trânsito é mais complicado nos horários de pico.

É imprescindível que os profissionais tenham conhecimentos sobre direção defensiva e como evitar acidentes, que podem ocasionar prejuízos financeiros e de imagem para o restaurante delivery.

Recomenda-se que os candidatos às vagas de trabalho apresentem certificados de cursos e treinamentos que eles tenham realizado, comprovando que são capacitados sobre as leis de trânsito e como desenvolvê-las.

Confira os equipamentos do profissional

No caso de você contratar um motoboy que utilize o seu próprio veículo e equipamentos para realizar o seu trabalho, é necessário fiscalizar para saber se eles cumprem os requisitos necessários.

O compartimento onde os alimentos são armazenados, por exemplo, precisa ser térmico para garantir que os pratos cheguem quentes e saborosos no local solicitado pelos clientes.

Também é preciso estar atento sobre o uso de equipamentos de segurança por parte dos profissionais. É obrigatório que sejam utilizados capacetes, luvas, cotoveleiras, jaquetas, caneleiras e outros itens que garantam que o profissional tenha o mínimo possível de danos pessoais, caso se envolva em qualquer tipo de acidente durante o trabalho.

Considere a terceirização dos serviços

Se você pensa que dá muito trabalho fazer um processo de recrutamento e seleção de motoboys e que perderá muito tempo fiscalizando o trabalho desempenhado por eles, contratar uma empresa terceirizada pode ser a melhor solução.

Hoje em dia, existem diversas prestadoras desse tipo de serviço, principalmente nas grandes cidades. Assim, você poderá apenas procurar pela organização que ofereça as opções de serviço mais adequadas para o seu negócio.

Depois disso, toda a responsabilidade pelas entregas será da empresa contratada. Assim, em caso de qualquer reclamação ou procedimento que for feito de forma inadequada, você poderá tratar diretamente com o gestor da prestadora de serviços.

Também é de responsabilidade da empresa substituir os motoboys, caso um deles fique doente ou precise faltar no trabalho por qualquer motivo. Você está contratando um serviço apenas, sendo de responsabilidade da empresa contratada correr atrás da mão de obra.

O trabalho dos entregadores é parte imprescindível de um serviço de delivery e é por isso que você precisa se cercar de cuidados ao contratar motoboy para o seu restaurante. Considere as nossas dicas e cerque-se com todos os cuidados necessários.

Outros materiais com dicas interessantes para o seu serviço de delivery podem ser encontradas em nossas redes sociais. Confira nos nossos perfis no Facebook e no Instagram!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This