
O trabalho com entrega de açaí é um tipo de negócio que pode ser altamente lucrativo, caso sejam tomadas as atitudes corretas na divulgação e no atendimento aos clientes, entre elas, a adoção de um sistema de delivery de açaí. O consumo desse fruto caiu no gosto popular, e hoje é comum as pessoas pedirem por ele em aplicativos para fazer um lanche no intervalo do trabalho, por exemplo.
Para que seu delivery de açaí faça sucesso, é importante investir em diferenciais competitivos, além de garantir um atendimento excelente. A fidelização dos consumidores deve ser uma prioridade em seu planejamento, para assegurar um crescimento sustentável de seu empreendimento.
Quer bombar o seu delivery de açaí e aumentar as suas vendas? Temos algumas dicas incríveis para isso! Continue a leitura e veja os segredos que podem tornar o seu negócio um grande sucesso.
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
1. Faça um investimento pesado em ações de fidelização
“Conquistar um cliente novo custa 5 vezes mais do que manter um antigo”. Essa frase é de Philip Kotler, um dos mais renomados estudiosos da área de marketing no mundo. Para ele, vale mais a pena as empresas desenvolverem ações de fidelização do que de prospecção de clientes.
É claro que você deve seguir fazendo investimentos em estratégias de marketing para conquistar mais clientes para o seu delivery de açaí. Porém, é preciso também incluir os clientes já conquistados em campanhas de fidelização. Algumas estratégias que podem ser adotadas em seu delivery de açaí para encantar os clientes são:
- ofereça cupons de desconto e vantagens exclusivas para quem faz a compra pelo seu sistema de delivery de açaí;
- crie promoções personalizadas para as preferências de seus clientes;
- envie cupons de desconto nas datas comemorativas, aniversários e ocasiões especiais;
- ofereça brindes nas entregas;
- crie premiações e descontos para quem deixar um feedback completo no aplicativo de delivery ou no site.
2. Interaja nas redes e crie códigos promocionais para seguidores
As redes sociais são, hoje, fortes influenciadoras para o público consumidor. Por isso, as pessoas que seguem os perfis do seu delivery de açaí no Facebook ou no Instagram, por exemplo, precisam ter um contato frequente com a marca, mantendo um relacionamento ativo.
Para fazer ainda mais sucesso em seu delivery de açaí online, invista na humanização das interações com seus seguidores nas redes sociais. Algumas dicas que tornarão suas redes mais interessantes, aumentando o engajamento:
- crie conteúdo relevante, diferente e divertido;
- faça testes e veja do que o público mais gosta, investindo nas modalidades de posts que fazem sucesso;
- use os recursos de interação para fazer pesquisas, enquetes e interagir com os seguidores, aproveitando para questionar qual conteúdo eles gostariam de ver;
- responda a todos os comentários, dúvidas, críticas e sugestões que aparecerem, com gentileza, simpatia e prestatividade;
- não ignore os problemas, peça desculpas e ofereça explicações ao público se algo der errado;
- valorize o cotidiano, apresente a equipe e mostre os bastidores do trabalho no delivery de açaí.
Essa interação faz com que os usuários se lembrem de fazer pedidos com você mais vezes. Assim, para estimulá-los a acompanhar os seus perfis nas redes sociais, uma boa prática é criar códigos promocionais, com descontos ou algum tipo de brinde.
3. Pratique o white label
White label é uma metodologia de distribuição na qual um produto ou serviço de uma empresa pode ser revendido por outra. Assim, se você tem uma marca de açaí que vende apenas no modo delivery — e não em lojas físicas — pode fazer parcerias com restaurantes e lanchonetes para comercializar o seu produto nesses estabelecimentos.
A ideia é que você use sua marca em todas as embalagens, não a do fornecedor. Assim, os clientes desses locais se habituam a ver sua marca como referência popular na região, conhecem o seu açaí e podem fazer pedidos com você em ocasiões futuras.
4. Capriche no cardápio
Não é porque seu negócio tem como foco a venda de açaí delivery que seu cardápio precisa ser sem graça. O creme de açaí é muito versátil, permitindo a venda para consumo com outros itens ou o preparo de outras sobremesas, como batidas, milk shake e até mesmo opções mais ousadas, como brigadeiro de açaí.
Se você quer investir no modelo tradicional do creme de açaí no pote, capriche nas opções de toppings para customizar o pedido. Algumas ideias populares envolvem frutas como a banana, morango e kiwi. Além das frutas, leite condensado, crocantes, confeitos, amendoim e granola também fazem muito sucesso.
Além das opções variadas, invista em um cardápio online de fácil navegação, com fotos profissionais e que facilite a visualização dos pedidos. Ofereça tamanhos variados, customização e alterações fáceis de fazer em um sistema de delivery de açaí.
5. Priorize a qualidade dos ingredientes
A estrela de seu negócio é o açaí. Por isso, faça questão de contratar fornecedores certificados, com produtos de qualidade e que sigam todas as normas de segurança alimentar. Não adianta ter um delivery ágil, bom atendimento e atrair clientes se o seu produto tiver um gosto ruim ou causar problemas de saúde.
A qualidade é fundamental para a fidelização de clientes e para que você possa oferecer um produto com maior valor agregado. Nem sempre o menor preço será a melhor estratégia para seu negócio de delivery.
6. Invista em um sistema de delivery de açaí
Ter um aplicativo de delivery próprio é imprescindível para que o seu negócio seja bem-sucedido. Isso evita a necessidade de pagamento de altas taxas para marketplaces, como o iFood e o Uber Eats.
Outra estratégia interessante é combinar a exposição nos aplicativos com o seu sistema próprio. Você pode redirecionar os clientes obtidos nos pedidos de marketplaces para seu sistema de delivery de açaí após a primeira venda. Para isso, ofereça vantagens e descontos para quem compra diretamente com você.
O Delivery App combina todas as necessidades de um sistema de delivery de açaí em um só lugar. Com ele, é possível gerenciar seus pedidos, fazer ações promocionais e administrar seu negócio de maneira fácil e intuitiva, devolvendo o controle da carteira de clientes para seu empreendimento.
Essa é uma plataforma desenvolvida pela Neemo que já contribuiu para que diversos clientes tenham boas experiências. Entre eles, destaca-se o Açaí Town. O diretor da empresa, Murilo Santucci Lavezzo, explica: “A loja online com o Delivery App é a maior operação entre as nossas quatro lojas físicas. Vendemos muito bem na modalidade delivery, sem depender de aplicativos marketplaces, e isso nos gerou segurança e economia mensal”.
Apresentamos os segredos para bombar o seu delivery e como um sistema de delivery de açaí pode ajudar seu negócio a se fortalecer no mercado. Comece a colocar nossas dicas em prática hoje mesmo e aumente a lucratividade da sua empresa.
Quer saber como ter o seu próprio aplicativo? Então, entre em contato conosco!