SEO para restaurantes

As buscas na internet já fazem parte do dia a dia das pessoas. Elas adotam essa prática antes de fazer compras e até mesmo ao escolher um estabelecimento para jantar ou almoçar em determinado dia. É por isso que conhecer sobre SEO para restaurantes é tão importante.

Afinal, são essas as práticas que fazem com que os motores de busca mostrem o seu negócio nas primeiras posições em sites de pesquisa como o Google e o Bing, por exemplo.

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Para que você saiba mais sobre SEO para restaurantes, reunimos neste post uma série de dúvidas comuns sobre o assunto. Acompanhe as informações a seguir.

O que é SEO?

SEO é uma sigla na língua inglesa, que significa “Search Engine Optimization”, ou seja, otimização dos mecanismos de buscas. Tratam-se de boas práticas realizadas em um site, blog, redes socais e outros canais que a empresa tenha na internet, para que seus conteúdos sejam mais bem localizados em pesquisas online.

Assim, se você tem um restaurante mexicano em uma determinada cidade, por exemplo, pode ser encontrado na internet quando alguém estiver na localidade e fizer buscas por termos como “comida mexicana” e outros similares.

Por que os restaurantes devem se preocupar com técnicas de SEO?

Os restaurantes devem se preocupar em aplicar técnicas de SEO pelo fato de que a publicidade tradicional, por meio de campanhas de anúncios em jornais, emissoras de rádio e televisão estarem se tornando obsoletas. Cada vez menos essas mídias têm gerado impacto para os consumidores, sendo que elas mesmas já desenvolvem novas maneiras de rentabilização. Assim, investir em marketing digital é cada vez mais relevante e o SEO é uma das principais estratégias para ter relevância na internet.

Quais são as principais táticas de SEO para restaurantes?

Existem diversas técnicas de otimização que podem ser desenvolvidas para que um restaurante tenha mais relevância para os motores de busca da internet. Na sequência, falamos um pouco sobre cada uma delas. Confira!

1. Title tag

Traduzido ao pé da letra, o termo em inglês “title tag” significa etiqueta do título e é justamente isso que essa prática representa. Trata-se do primeiro texto que é visualizado nos resultados dos buscadores, sempre que alguém faz uma pesquisa.

Trata-se de uma tática que vista descrever, em apenas uma linha, um resumo do que o internauta encontrará em um site. É recomendado que essa descrição tenha no máximo 70 caracteres, pois caso contrário ela não será lida na íntegra pelos usuários.

No caso de um restaurante mexicano, como citamos anteriormente, podem ser utilizados um slogan ou breve descrição da culinária típica do México para que os usuários saibam do que se trata o site em questão.

2. Meta descrição

A meta descrição é um texto um pouco maior, que pode ter até 160 caracteres, e é disposto logo abaixo da title tag quando um resultado de pesquisa é mostrado no Google.

Nessa descrição, podem ser colocadas informações adicionais sobre o restaurante, como as ofertas, pratos principais, endereço, formas de fazer pedidos etc. É importante tentar incluir sempre a palavra-chave pela qual você quer ser encontrado na meta descrição.

3. Cardápio

Disponibilizar um cardápio digital em seu site também é importante para conquistar melhores posições no Google e outros buscadores. Os motores de busca conseguem identificar os sites que oferecem conteúdo relevante para o público.

Se você oferece serviços de delivery também é relevante disponibilizar no cardápio um botão que direcione para página de compra, na qual o cliente pode fazer os seus pedidos.

4. Imagens

Os alimentos são produtos extremamente visuais e é por isso que as imagens são itens muito relevantes para o site de um restaurante. Além disso, elas também contribuem para o SEO para restaurantes.

Para isso, é importante que as fotos cadastradas no site sejam renomeadas com palavras-chave por meio das quais você deseja ser encontrado. Se o seu restaurante servir tortillas, por exemplo, convém ter imagens no site, contendo esse nome em sua descrição.

Isso é importante para que os buscadores possam encontrar o site do seu restaurante quando fizerem pesquisas por imagens no Google.

5. Endereço

Ter o endereço correto do seu restaurante cadastrado no site é muito importante. Afinal, os buscadores levam em consideração a geolocalização para mostrar resultados. Isso quer dizer que uma pessoa que pesquisa no Google “restaurante mexicano” na cidade de São Paulo, não tem os mesmos resultados de alguém que faz a mesma busca em Porto Alegre, por exemplo.

A tendência é que sejam sempre mostrados resultados locais, de acordo com o lugar em que o usuário se encontra no momento da busca. Para que o seu site apareça nessas pesquisas, é essencial que o endereço do estabelecimento seja cadastrado no Google Maps e no Google Meu Negócio, além de estar escrito em forma de texto em algum campo do seu site.

6. Links de compartilhamento de conteúdo

Para que o seu site seja mais reconhecido pelos motores de busca, são levados em consideração alguns fatores como a quantidade de lugares que apontem para a página.

Por isso, é interessante que você disponibilize links para compartilhamento em redes sociais como o Facebook e outras mais específicas para estabelecimentos comerciais e de turismo, como o TripAdvisor e o Foursquare.

Além disso, se você tiver um blog, pode desenvolver conteúdo relevante, de modo que seja visto como referência seja citado por outros veículos. Ainda no exemplo do restaurante mexicano, você pode criar um blog com posts sobre curiosidades sobre a gastronomia e cultura mexicana de modo geral.

Com o tempo, o seu restaurante pode servir de fonte de pesquisa para um jornal ou revista que esteja fazendo uma reportagem sobre o assunto, por exemplo. Ao citar o seu blog em outra página, você ganhar relevância para o Google. Essa tática é conhecida como link building.

De maneira geral, o SEO para restaurantes é um conjunto de técnicas que não pode ser deixado de lado para quem deseja ter um estabelecimento que se destaque na internet. Outros pontos que ajudam a posicionar o site são os comentários do público e a navegação intuitiva.

Gostou do nosso artigo? Então continue se informando e leia o post “Aplicativos marketplace ou de marca própria: qual escolher?”.

 

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