Descubra a importância do serviço de delivery em tempos de crise
delivery em tempos de crise

A pandemia de coronavírus obrigou muitas empresas a buscarem alternativas para se manterem ativas no mercado. Nesse contexto, houve um impulsionamento no delivery mesmo em tempos de crise, uma vez que o isolamento social forçou os consumidores a permanecerem em casa.

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Por questões sanitárias, não era possível abrir para receber o público. Assim, para não sofrer com grandes prejuízos ou até mesmo fechar as portas, os restaurantes optaram pelo delivery como uma solução para esse momento pandêmico. E foi nesse período que as entregas cresceram ainda mais, proporcionando uma forma diferente de vendas.

Por isso, entenda a importância de investir em delivery em tempos de crise e como contornar essa situação da melhor maneira!

Ajuda a respeitar as orientações das autoridades de saúde

Nos últimos meses, vimos uma série de decretos que exigiam que a população respeitasse diversas medidas para evitar o contágio pelo coronavírus. Entre elas estavam o uso de máscara, fazer a higiene das mãos com frequência e manter o distanciamento social — uma das principais entre as exigências

Dessa maneira, houve o fechamento compulsório dos estabelecimentos, e somente serviços essenciais permaneceram ativos. Restaurantes, bares e outros tipos de pontos foram fechados para respeitar as orientações das autoridades de saúde.

Nesse momento, o delivery veio com ainda mais força, afinal, essa foi a alternativa para que os restaurantes continuassem em funcionamento. Seja para retirada no local ou delivery, esse novo mercado aumentou a possibilidade de vendas em diversos segmentos.

Promove praticidade para clientes e estabelecimentos

Nas últimas décadas, o público ficou mais acostumado a realizar compras pela internet, e não foi à toa que o número de vendas no comércio eletrônico disparou. Desse modo, não demoraria para que essa mudança também chegasse aos pedidos de comida. Vários aplicativos surgiram para facilitar o dia a dia dos consumidores e empreendedores, que puderam aumentar suas vendas e ainda oferecer mais praticidade aos clientes.

De uma forma muito simples, os consumidores podem ter acesso ao cardápio de restaurantes variados, conhecendo seus pratos e vendo os valores com mais facilidade. Pela palma da mão, os clientes escolhem o querem, realizam o pedido e aguardam a entrega sem sair de suas casas.

Além disso, o uso de aplicativos de delivery em tempos de crise ajudou até mesmo o público a conhecer outros estabelecimentos. Ou seja, é uma oportunidade de expandir os negócios para outras regiões e consumidores — o que possibilita aumento nos lucros e maior potencial de fidelização.

É uma alternativa para atenuar ou reverter a redução de vendas

Como a pandemia é uma questão sanitária de difícil controle, evitar a contaminação é essencial. Por isso, o delivery é uma opção mais sensata para proteger clientes e restaurante, sobretudo para evitar ou reverter a redução nas vendas provocada pela crise. Mesmo que muitos estabelecimentos já estejam reabertos, uma boa parcela dos consumidores ainda prefere fazer seus pedidos de casa.

Nesse caso, oferecer facilidades para a compra, como descontos e vantagens, também ajuda a atenuar possíveis danos na lucratividade do negócio. Terceirizar a entrega ou procurar por aplicativos para delivery também são ações que contribuem para atrair mais clientes. Afinal, contar com taxas menores é fundamental para não ter grandes impactos financeiros no restaurante.

Portanto, o delivery foi um dos responsáveis por sustentar o segmento no período mais grave da crise. Outro aspecto positivo foi que, além de reduzir prejuízos, muitos restaurantes obtiveram aumento no seu número de pedidos graças às adaptações para realizar suas vendas por aplicativos.

Melhora os canais para uma comunicação mais eficiente

Manter um bom relacionamento e contato próximo com os clientes é importante para oferecer uma experiência mais eficiente. A satisfação do público deve ser sempre uma prioridade para o restaurante, e os canais de comunicação são fundamentais para que isso se concretize.

Essa comunicação pode ser feita por meio do próprio aplicativo de delivery ou por outros canais, como telefone ou até redes sociais. Tudo depende do tipo de público do restaurante, já que a forma que os consumidores entram em contato pode variar. Em meio à crise e à falta de proximidade física, é necessário reforçar os canais para que os clientes consigam tirar dúvidas, dar sugestões ou até realizar algum tipo de reclamação.

Quando o cliente sente que pode ser honesto e que percebe que sua opinião é importante, isso fortalece a relação e faz com que ele crie um sentimento de proximidade. Resolver problemas e acolher os consumidores são os primeiros passos para que as vendas e recomendações cresçam.

Traz um excelente custo-benefício

Despesas com um espaço para receber clientes, contas para arcar e outros gastos sempre estão presentes para restaurantes que funcionam com vendas no salão. No entanto, existem outras possibilidades que podem ter maior rendimento, uma vez que os custos são reduzidos.

Uma dessas alternativas é a chamada Dark Kitchen, que consiste em um empreendimento que funciona apenas para fazer a entrega de pedidos. Dessa forma, investir nessa modalidade pode ser bastante lucrativo, pois as empresas de pequeno e médio porte conseguem oferecer um serviço de melhor qualidade sem cobrar a mais por isso para arcar com as despesas do estabelecimento.

É nesse contexto que os aplicativos de delivery se tornam ainda mais atraentes, já que casam perfeitamente com a ideia do negócio. Fazer as entregas por conta própria ou com a ajuda de terceiros é uma solução mais viável, pois mesmo com as taxas cobradas pelas empresas, a lucratividade não fica comprometida.

Colocar em prática as recomendações das autoridades da saúde, buscar outras possibilidades para aumentar as vendas e expandir os negócios são ações fundamentais para que os restaurantes funcionem e superem essa crise. Contudo, outro fator decisivo é ter um planejamento bem estruturado para ultrapassar os meses mais difíceis.

Portanto, para que as entregas mantenham uma qualidade elevada, o delivery em tempos de crise é uma solução que exige cuidados. Seja na preparação dos pratos ou no trajeto até a porta do cliente, cada etapa deve ser feita baseada em um planejamento da empresa, visando sempre ter melhores condições para o público e para o estabelecimento. Assim, os dias difíceis podem ser superados com mais facilidade.

O que achou das dicas deste post? Conte nos comentários o que você aprendeu nesse período de crise!

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