sistema de delivery

O sistema delivery já não é mais um diferencial para os restaurantes, mas algo tido como obrigatório para qualquer estabelecimento que tiver o objetivo de fazer sucesso no meio gastronômico.

Isso se justifica pelo fato de que a sociedade contemporânea exige que muitas pessoas fiquem horas no trabalho, precisem conciliar atividades diversas e, na maioria das vezes, não tenham tempo para se deslocar até os seus restaurantes preferidos, principalmente, durante a semana.

Assim sendo, ter um sistema delivery é fundamental para atender a esse público, que está presente não só nos grandes centros urbanos, mas também nas pequenas cidades, que já estão imersas nesse ritmo frenético.

Mas como manter a eficiência em um sistema delivery e garantir a satisfação dos clientes? Para isso, é preciso ter uma série de cuidados, os quais serão listados nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Monte um cardápio específico

Nem todos os pratos servidos em seu restaurante poderão ser comercializados no sistema delivery. Afinal, existem itens que são difíceis de serem transportados por longas distâncias sem que percam a sua boa apresentação.

Por isso, é preciso que você avalie quais os itens que venderá por delivery e tenha um cardápio próprio para isso. A ideia é que você tenha dois cardápios: um para os pratos servidos no salão do restaurante e outro adaptado para as entregas.

Delimite a região de atuação

É preciso que você pense sempre em oferecer um produto de qualidade para os seus clientes, nem que para isso seja necessário deixar de oferecer os seus pratos para localidades mais distantes do seu restaurante. Por isso, uma ideia interessante é limitar a sua região de atuação e deixar isso bem claro nos meios de comunicação que você utiliza para se relacionar com os seus públicos.

Essa delimitação é necessária para que os clientes tenham a garantia de que receberão uma comida quente e em boas condições para o consumo, o que não aconteceria se o motoboy precisasse percorrer até locais muito distantes para isso.

Mantenha a boa higiene

A higiene também é um aspecto que precisa sempre ser levado em consideração no momento da preparação dos pratos, no empacotamento e no transporte dos alimentos até a casa ou local de entrega escolhido pelos clientes.

Para garantir a boa higiene durante o transporte em um sistema delivery, é importante ter um cuidado especial com a embalagem que é utilizada. Devem ser escolhidas caixas que garantam o aquecimento do alimento, a boa apresentação e o não vazamento do produto, por exemplo.

Tenha um cuidado especial com os detalhes

Você pode fidelizar os seus clientes por meio dos detalhes, ou seja, indo além do básico e oferecendo aquilo que alguns de seus concorrentes podem não oferecer. Assim, além da embalagem de qualidade, existem outros itens que podem ser explorados nas entregas delivery.

Entregar talheres e copos descartáveis, molhos, guardanapos e outros acessórios que podem auxiliar o cliente a ter uma refeição mais agradável, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Isso é relevante, principalmente, quando o cliente não solicita uma entrega em sua casa, mas em outros locais em que pode não ter todo o aparato necessário para fazer uma refeição, como no trabalho.

Preze pela organização interna do restaurante

Os trabalhos em seu restaurante precisam ser muito bem organizados para garantir um serviço de delivery de qualidade aos clientes. Para isso, é preciso que as equipes sejam muito bem treinadas e que saibam trabalhar com agilidade para evitar atrasos nas entregas.

Também é importante que se tenha o cuidado de não fazer com que os serviços de delivery comprometam a qualidade do atendimento às pessoas que foram até o estabelecimento físico para almoçar ou jantar.

O mais indicado é que a cozinha funcione como uma espécie de linha de produção, com cada colaborador tendo uma função específica para evitar erros, atrasos e retrabalho.

Veja a possibilidade de terceirizar os motoboys

Você já tem muito trabalho para realizar no seu restaurante, como escolher o cardápio, preparar os pratos e organizar a equipe. Por isso, terceirizar os motoboys pode ser uma boa ideia para garantir uma entrega de qualidade, sem comprometer a eficiência do serviço.

Existem empresas especializadas que você pode contratar por um valor mensal para fazer todas as entregas do seu estabelecimento ou também é possível fazer a entrega sob demanda. Tudo isso deve ser avaliado para que você escolha a melhor opção para a sua realidade.

Analise os custos de implantação

Obviamente, investir em um sistema de delivery tem custos e eles precisam ser analisados para compreender se a implantação vale a pena ou não.

O salário dos colaboradores que precisarão ser contratados para isso, os serviços de entrega contratados, o combustível gasto, a manutenção dos veículos, entre outros investimentos precisam ser colocados na ponta do lápis. Apenas assim, você poderá fazer ajustes e garantir que o sistema seja lucrativo para você.

Invista em um software para delivery

A tecnologia deve ser uma aliada para que você tenha sucesso ao adotar os serviços de delivery em seu restaurante. Assim sendo, você precisa investir em um aplicativo de qualidade, que proporcione aos clientes uma boa experiência ao fazer os pedidos.

Atualmente, existem plataformas como o Neemo, que possibilitam o recebimento de pedidos por diversos canais, como o aplicativo do restaurante, site do estabelecimento, páginas e perfis nas redes sociais, como o Facebook etc.

Esses softwares também permitem o armazenamento de dados e informações sobre os clientes, a inclusão e exclusão de pratos oferecidos, bem como as mudanças de preços e outras informações dos produtos que você oferece, sem que nenhuma taxa seja cobrada por conta disso.

Adotando essas táticas que citamos, você certamente obterá mais sucesso ao utilizar um sistema delivery em seu restaurante. Por isso, siga à risca tudo o que aprendeu e ofereça um serviço de qualidade para o seus clientes.

A plataforma Neemo está à disposição para ajudá-lo em todos esses sentidos. Quer saber mais sobre isso? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tire as suas dúvidas. Não perca tempo!

Share This