
O aumento do faturamento é uma preocupação comum a qualquer empresário do ramo da gastronomia que busca alternativas diversas para conquistar novos clientes e fazer mais vendas em seu estabelecimento. Nesse sentido, justamente dentro desse contexto que se destaca a gestão de delivery, que é uma das principais tendências para esse setor.
Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a esse assunto, principalmente pelo fato de o serviço ser uma novidade para muitas pessoas. Foi pensando nisso que nós desenvolvemos este post, que tem o objetivo de mostrar por que é interessante que os donos de bares e de restaurantes invistam em um sistema de gestão para delivery — ou, como também é conhecido, em um software para restaurantes delivery.
Nos tópicos a seguir, nós vamos responder aos principais questionamentos que são comuns a quem deseja implementar essa tecnologia em seu negócio. Então, não deixe de conferir. Vamos lá!
Como funciona um sistema de gestão de delivery?
De maneira geral, o sistema de gestão de delivery funciona por meio de uma plataforma sólida, em que pode ser feito o cadastro dos pratos oferecidos, bem como os seus preços e as demais informações que serão mostradas para o cliente no aplicativo do estabelecimento. Desse modo, os potenciais consumidores acessarão o app e escolherão as opções que desejam pedir. Quando isso acontece, um alerta sonoro é emitido no restaurante e os profissionais da cozinha já podem iniciar o processo de preparação dos pratos solicitados.
A mensagem recebida, além do pedido, informa também o nome e o endereço do cliente, para que o serviço de entrega — que pode ser próprio ou terceirizado — leve os pedidos até o local onde foram solicitados. Outra ideia interessante é fazer a integração da plataforma de pedidos com as redes sociais, como o Messenger e o Facebook, para que as solicitações também possam ser feitas por meio desses canais tão populares e acessados por uma parcela expressiva do público.
Como implementar esse modelo em um restaurante?
Para implementar o sistema de gestão de delivery — ou software para restaurante delivery — em um bar ou em um restaurante, é preciso contratar uma boa plataforma de gerenciamento. Isso, por sua vez, evitará determinados problemas, como a desorganização ou até erros simples, que possam, contudo, comprometer a qualidade do serviço prestado.
Embora ainda seja um formato utilizado em alguns estabelecimentos, a realização de pedidos por telefone está entrando em desuso, pois as solicitações por meio de aplicativos e de redes sociais são mais rápidas e significativamente mais práticas. Além disso, o cliente não precisa esperar para ser atendido, como ocorre quando há um eventual congestionamento das linhas telefônicas, o que também é um ponto bastante positivo.
Quais são os cuidados que devem ser tomados ao implementar o sistema de gestão de delivery?
Assim como é cabível em qualquer outra atividade desenvolvida no restaurante, ao implementar um sistema de gerenciamento de delivery, é preciso tomar alguns cuidados para garantir que os clientes sejam bem atendidos e tenham sanadas as suas necessidades e os seus anseios ao fazer um pedido. Nesse sentido, sugere-se que o restaurante monte uma espécie de linha de produção para a preparação dos pratos com agilidade.
Ademais, é interessante haver uma pesquisa em busca de embalagens que não vazem e que não amassem no transporte e, é claro, também garantir uma entrega rápida, geralmente por meio da contratação de motoboys. O fluxo de produção e de envio deve ser constante, pois somente assim será possível entregar aquilo que o cliente quer e assegurar não apenas a sua satisfação, mas também a sua fidelização — ou seja, que ele volte a fazer pedidos em outras oportunidades futuras.
Quais são as principais vantagens de fazer a gestão do serviço de delivery por meio de um software?
São inúmeras as vantagens de investir em um sistema de gestão de delivery para bares ou para restaurantes, pois esse tipo de solução contribui para que haja avanços em diversas áreas. As principais estão elencadas a seguir. Confira!
Diversidade de condições de pagamento ofertadas aos consumidores
O sistema de delivery permite que sejam ofertadas diferentes formas de pagamento para os clientes. Assim, eles poderão pagar os seus pedidos on-line, utilizando cartões de crédito ou de débito, e até por sistemas de pagamento, como o PayPal.
Isso evita problemas, como possíveis falhas nas maquininhas de cartão, que podem impedir que o pagamento seja realizado e fazer com que o cliente tenha de quitar o pedido somente em dinheiro. Inclusive, a inadimplência também é outra questão que se evita ao disponibilizar esse tipo de método de cobrança.
Automatização da rota de entrega
Quando o cliente faz um pedido por meio de um aplicativo de delivery, ele pode acompanhar toda a rota de entrega do prato solicitado. O sistema mostrará o tempo de preparo do alimento, o momento em que ele saiu para a entrega e todo o percurso do entregador do restaurante até a casa do usuário.
Esse monitoramento garante a transparência do processo, de modo que os consumidores têm a certeza de que o seu pedido está sendo atendido com prioridade.
Viabilização da manutenção de um cadastro de clientes
O cadastro dos clientes também é automatizado, de modo que os dados ficam armazenados automaticamente quando alguém faz um pedido. Assim, em outras oportunidades, quando esse mesmo consumidor solicitar algo, não será necessário preencher todos os campos novamente.
Possibilidade de emissão de NFC-e
É obrigatório que os estabelecimentos comerciais disponibilizem notas fiscais aos seus clientes e isso se torna possível pelos sistemas de gestão de delivery. Afinal, essas soluções poderão gerar as NFC-es pelo próprio app e enviá-las por e-mail para os usuários.
Gerenciamento simplificado
Em sistemas de delivery, é possível, sempre que necessário, fazer alterações no cardápio sem nenhuma complexidade e de modo instantâneo. Via de regra, essas soluções são de simples manuseio e bastante intuitivas, então, você pode, por exemplo, modificar imagens e preços, lançar novos pratos, organizar promoções etc. sem que haja quaisquer custos adicionais.
Registro dos pedidos
Ao utilizar um software para restaurantes delivery, você terá registros de todos os pedidos feitos por meio do aplicativo ou das redes sociais, possibilitando, assim, que tenha dados reais e concretos sobre os pratos que são mais solicitados e preferidos pelos clientes, bem como daqueles que não têm muita saída.
Assim, é viável fazer um melhor controle de estoque e prever a demanda para que não faltem itens necessários para o preparo dos pratos mais pedidos. Além disso, você pode fazer promoções para vender mais aqueles produtos com menos solicitações.
Mais facilidade na divulgação do restaurante
Em razão da ampliação de alcance — muito por conta da facilidade de acesso por parte do público —, os sistemas de delivery acabam por desempenhar também um papel de peso na divulgação do seu estabelecimento.
Isso acontece porque o seu restaurante passa a ser visto por inúmeras pessoas. Inclusive, é comum que os usuários deixem avaliações e comentários acerca de pedidos anteriores, o que pode ter um impacto bastante positivo na reputação do seu negócio.
Assim, você não apenas fortalecerá a sua imagem perante o público, mas também atrairá um número maior de consumidores.
Utilize o recurso de divulgação automática
A funcionalidade de divulgação automática permite que você configure campanhas personalizadas para serem enviadas aos clientes via e-mail ou push notification. Isso pode ser usado para divulgar ofertas especiais, eventos e promoções, além de manter os clientes engajados e informados sobre o seu negócio.
Campanhas personalizadas, como “Feliz Aniversário”, “Programa de Fidelidade” e “Sentimos sua falta”, podem aumentar ainda mais a conexão com seus clientes e torná-los mais propensos a fazer pedidos novamente.
Possibilidade de emissão de relatórios
Em se tratando da administração de restaurantes e de bares, os relatórios se tornam recursos de grande relevância para que seja viável ter a certeza de que tudo está “caminhando” em conformidade, ou seja, como o esperado. No entanto, sabemos que, no dia a dia, é muito difícil dispor de tempo para elaborá-los, por isso, essa é mais uma vantagem dos sistemas de gestão de delivery, haja vista que esses softwares os emitem automaticamente.
Melhor gestão do estabelecimento
Organização e planejamento são, sem dúvida alguma, palavras de ordem em se tratando da gestão de estabelecimentos do ramo gastronômico. Afinal, nenhum negócio — principalmente se oferecer o serviço de delivery — será bem-sucedido sem que haja um gerenciamento eficaz por trás.
Nesse contexto, mais uma vez, os sistemas de gestão de delivery se destacam, já que, via de regra, permitem a visualização de todos os estágios dos pedidos feitos pelos clientes, facilitando o monitoramento, do preparo até o envio ao endereço, incluindo a confirmação da entrega. Além disso, uma série de outras informações também são disponibilizadas, como o nome do consumidor, o pedido selecionado, o período de duração do preparo, o valor, o horário em que foi realizado etc.
Tudo isso torna muito mais fácil o acompanhamento do fluxo de pedidos no estabelecimento. Inclusive, há ferramentas que oferecem exatamente as mesmas funcionalidades para quem também atende ao público presencialmente, possibilitando uma boa gestão das mesas.
Viabilização do acompanhamento do fluxo de caixa
Como todos os pedidos serão registrados, passará a ser possível ter um maior controle das entradas de valores que estarão presentes no fluxo de caixa do negócio por meio das compras feitas com cartão de crédito. Isso é muito importante, pois, com uma previsão clara dos valores, torna-se possível otimizar o fluxo e planejar os gastos futuros do estabelecimento de forma mais estratégica, afinal, pode-se contar com uma previsibilidade maior de receitas.
Pedidos via WhatsApp
Ao escolher um sistema para gestão de delivery com a automação do recebimento de pedidos no WhatsApp, o processo de gerenciamento de pedidos é simplificado, tornando-o mais eficiente e rápido. Isso significa que você pode atender aos pedidos dos seus clientes de forma mais ágil, aumentando a satisfação dos clientes e melhorando a experiência do usuário.
Oferece a opção de auto atendimento via Chatbot
O uso de chatbots para gerenciamento de pedidos e atendimento ao cliente é uma maneira eficaz de automatizar processos e economizar tempo e dinheiro. Com o autoatendimento via chatbot, você pode oferecer suporte aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de contratar pessoal adicional.
Por isso, na hora de escolher o delivery app ideal para seu restaurante, verifique se o fornecedor disponibiliza esse recurso.
Integração do app com seu site
Um bom sistema de delivery, que permite integrar o cardápio do seu restaurante ao seu site atual ou criar um site de delivery próprio, oferece aos seus clientes a conveniência de fazer pedidos online. Isso pode aumentar o alcance e a visibilidade do seu negócio, além de permitir que os clientes façam pedidos de forma mais fácil e rápida.
Receba avaliações
Com um aplicativo de delivery de qualidade, você pode gerenciar e responder às avaliações dos clientes, o que pode ajudar a melhorar a reputação e a imagem do seu negócio. Além disso, o feedback dos clientes pode ser usado para identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento.
Integração com outras plataformas
Ao escolher um delivery app que possibilita a integração com Ifood, Mottu, Rappy e outras soluções, você pode aumentar sua visibilidade e alcance no mercado, além de atrair novos clientes para o seu negócio.
Utilização os recursos de geolocalização
Com a geolocalização de um bom sistema para gestão de delivery, você pode definir a área de entrega do seu delivery e as taxas. Isso ajuda a otimizar as rotas de entrega, reduzir custos e melhorar a eficiência geral do seu negócio.
Além disso, é a partir dos recursos de geolocalização que os clientes acompanham o status dos seus pedidos em tempo real, melhorando ainda mais a experiência do usuário.
Acesso às ferramentas para criar Programa de Fidelidade
Com o recursos para criar programas de fidelidade, você ganha uma excelente ferramenta para aumentar a retenção de clientes e melhorar a fidelidade à sua marca. Ao criar um programa de fidelidade personalizado, você pode oferecer aos seus clientes recompensas exclusivas, como descontos, brindes, ofertas especiais e acesso a eventos exclusivos.
Isso não só incentiva a fidelidade dos clientes, mas também ajuda a aumentar a frequência de compra e a retenção deles. Além disso, o programa de fidelidade pode ser usado para coletar dados valiosos sobre seus clientes e seus hábitos de compra, o que pode ser usado para personalizar ainda mais sua estratégia de marketing e oferecer ofertas exclusivas com base em suas preferências e necessidades específicas.
Conseguiu entender quais são os motivos pelos quais vale a pena investir em um sistema de gestão de delivery — ou software para restaurantes delivery? Então, aproveite a visita ao blog e conheça a Neemo! Nós somos uma empresa especializada em oferecer soluções para bares e para restaurantes que desejam se destacar no setor com o uso de ferramentas tecnológicas.
Entre já em contato conosco e solicite mais informações sobre os nossos serviços. A nossa equipe estará sempre à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.