sistema para gestão de delivery

Aumentar o faturamento é uma preocupação tida por qualquer empresário do ramo da gastronomia que busca por alternativas para conquistar novos clientes e fazer mais vendas em seu estabelecimento. É dentro desse contexto que se destaca a gestão de delivery, uma das principais tendências para esse setor.

Apesar disso, ainda são muitas as dúvidas tidas acerca desse assunto, principalmente pelo fato de ele ser uma novidade para muitas pessoas. Foi pensando nisso que desenvolvemos este post, que tem o objetivo de mostrar por que é interessante que os donos de bares e restaurantes invistam em um sistema de gestão para delivery.

Nos tópicos a seguir, vamos responder aos principais questionamentos que são comuns a quem deseja implementar essa tecnologia em seu negócio. Não deixe de acompanhar!

Como funciona um sistema de gestão de delivery?

De maneira geral, o sistema de gestão de delivery funciona por meio de uma plataforma sólida, em que pode ser feito o cadastro dos pratos oferecidos, bem como seus preços e demais informações que serão mostradas para o cliente no aplicativo do estabelecimento.

Desse modo, os clientes acessarão o app e escolherão os pratos que desejam pedir. Quando isso acontece, um alerta sonoro é emitido no restaurante e os profissionais da cozinha já podem iniciar o processo de preparação dos pratos solicitados.

A mensagem recebida, além do pedido, também informa o nome e o endereço do cliente, para que o serviço de tele entrega, que pode ser próprio ou terceirizado, leve os pratos até o local solicitado.

Outra ideia interessante é fazer a integração da plataforma de pedidos com as redes sociais, como o Messenger e o Facebook, para que as solicitações também possam ser feitas por meio desse canal.

Como implementar esse modelo em restaurantes?

Para implementar o sistema delivery em um bar ou restaurante é preciso contratar uma boa plataforma de gestão, evitando assim problemas, como a desorganização ou erros simples que possam comprometer a qualidade do serviço.

Embora ainda utilizado em alguns estabelecimentos, os pedidos por telefone estão entrando em desuso, pois as solicitações por meio de aplicativos e redes sociais são mais rápidas e práticas, além de o cliente não necessitar esperar para ser atendido, como ocorre quando há o congestionamento das linhas telefônicas.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao implementar o sistema delivery?

Assim como em qualquer outra atividade desenvolvida no restaurante, ao implantar um sistema de delivery é preciso tomar alguns cuidados para garantir que os clientes sejam bem atendidos e tenham sanadas as suas necessidades e anseios ao fazer um pedido.

Sugere-se que o restaurante monte uma espécie de linha de produção para a montagem dos pratos com agilidade, pesquise por embalagens que não vazem ou amassem no transporte e também garanta uma entrega rápida, geralmente por meio da contratação de motoboys.

O fluxo de produção e entrega deve ser constante, pois somente assim será possível entregar aquilo que o cliente quer e garantir não apenas a sua satisfação, mas também a fidelização, ou seja, que ele volte a fazer pedidos em outras oportunidades.

Quais são as principais vantagens de fazer a gestão de delivery?

São inúmeras as vantagens de investir em um sistema de gestão de delivery para bares ou restaurantes, pois esse tipo de serviço contribui para avanços em diversas áreas. As principais são:

Pagamentos on-line

O sistema de delivery permite que sejam ofertadas diferentes formas de pagamento para os clientes. Assim, eles poderão pagar os seus pedidos de maneira on-line, utilizando cartões de crédito ou débito ou sistemas de pagamento como o Paypal.

Isso evita problemas como possíveis falhas nas maquininhas de cartão, por exemplo, que podem impedir que o pagamento seja realizado e fazer com que o cliente possa pagar somente em dinheiro. A inadimplência também é outra questão que se evita ao utilizar esse método de cobrança.

Rota de entrega automatizada

Quando o cliente faz um pedido por meio de um aplicativo de delivery, ele poderá acompanhar toda a rota de entrega do prato solicitado. O sistema mostrará o tempo de preparo do alimento, o momento em que ele saiu para entrega e o percurso do entregador do restaurante até a casa do cliente.

Esse monitoramento garante a transparência do processo, com os consumidores tendo a certeza de que o seu pedido está sendo atendido com prioridade.

Cadastro de clientes

O cadastro dos clientes também é automatizado, de modo que os dados ficam armazenados automaticamente quando alguém faz um pedido. Assim, em outras oportunidades em que esse consumidor solicitar algo, não será necessário preencher todos os campos novamente.

Emissão de NFC-e

É obrigatório que os estabelecimentos comerciais disponibilizem notas fiscais aos seus clientes e isso é possível pelos sistemas de delivery, que poderá gerar as NFC-e pelo próprio app e enviá-las por e-mail para os usuários.

Registro dos pedidos

Você terá registros de todos os pedidos feitos por meio do aplicativo ou redes sociais, possibilitando assim que tenha dados reais e concretos sobre os pratos que são mais solicitados e preferidos pelos clientes, bem como aqueles que não têm muita saída.

Assim é possível fazer um melhor controle de estoque e prever a demanda, para que não faltem itens necessários para o preparo dos pratos mais pedidos. Além disso, você pode fazer promoções para vender mais aqueles produtos com menos solicitações.

Fluxo de caixa

Como todos os pedidos serão registrados, é possível ter um maior controle das entradas de valores que entrarão no fluxo de caixa por meio das compras feitas com cartão de crédito.

Isso é muito importante, pois, com uma previsão clara dos valores, é possível otimizar o fluxo e planejar gastos futuros do estabelecimento, de forma estratégica.

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