sistema para restaurante delivery

Em busca de uma experiência mais confortável e também mais prática, cada vez mais pessoas utilizam serviços de delivery para suas refeições. De olho no mercado, os restaurantes estão aproveitando a oportunidade para atingir essa parcela da clientela. Nesse cenário, o que você pode fazer para melhorar o sistema para restaurante delivery?

Selecionamos algumas dicas para ajudar você a proporcionar um serviço de excelência com as melhores condições. Continue a leitura para saber mais!

Invista em um aplicativo próprio

A utilização de um aplicativo marketplace é uma escolha muito comum quando um restaurante inicia um serviço de delivery que vá além do teleatendimento. Aparentemente vantajoso, logo de início esse serviço traz a desvantagem de cobrar um percentual sobre as vendas.

Optando por um app próprio, integrado a um site responsivo, além de fortalecer a sua marca, você vai:

  • agilizar a recepção de pedidos e a comunicação com a cozinha — tudo isso vai acontecer via web ou app, com a vantagem de minimizar erros nas solicitações dos clientes, que poderiam ocorrer em pedidos por telefone, por exemplo;
  • atualizar o cardápio facilmente — com um app delivery próprio você vai poder atualizar o cardápio a qualquer momento, levando em conta a falta de ingredientes ou promoções que pretenda oferecer. Também é possível incluir informações sobre os ingredientes e fotos dos pratos, o que, sabemos, ajuda muito o cliente no momento da escolha;
  • coletar feedback sobre as entregas — você vai saber facilmente se a comida está chegando direito, arrumada, no tempo combinado.

Cuide da apresentação dos produtos

Seu restaurante prepara pratos deliciosos, mas eles chegam para os consumidores revirados ou frios? Está na hora de treinar melhor os entregadores, para que tenham cuidado com as encomendas, e de pensar em novas embalagens.

O ideal é que a embalagem conserve a temperatura e a integridade dos alimentos e, melhor ainda, que leve a marca do seu restaurante, proporcionando uma experiência agradável para seus clientes. Melhor ainda é ter certeza dessa boa experiência do cliente pela sua opinião, fornecida por meio do app do seu restaurante!

Ofereça várias formas de pagamento

Tentar manter um negócio que aceite somente dinheiro como pagamento por seus produtos e serviços é algo impensável hoje em dia.

Para converter mais vendas é preciso oferecer várias formas de pagamento. Débito em conta ou cartão de crédito têm o processo facilitado por maquininhas de baixo custo operacional; ticket refeição é praticamente obrigatório aceitar, e ainda existe o pagamento via aplicativo ou online, que você pode disponibilizar no seu app de delivery próprio.

Seja qual for a escolha, não dá para perder vendas por aceitar somente dinheiro!

Tenha um serviço de entregas eficiente

Atrasos, sem dúvida, estão entre as principais reclamações de quem costuma pedir comida em casa. Quando chegam, os pratos já estão frios e as bebidas quentes, sem falar na fome que já acabou com a paciência de todos. Uma ocorrência dessa já é suficiente para manchar a imagem do seu restaurante com um cliente que, descontente, pode passar essa história adiante.

O ideal, então, é antecipar-se aos problemas que podem ocorrer. Para evitar você pode:

  • estabelecer um prazo possível para a entrega — informe ao cliente um prazo máximo que considere algum imprevisto;
  • manter uma boa rede de colaboradores — é possível contratar entregadores sob demanda, caso não seja interessante ter funcionários próprios para esse fim. Essa terceirização costuma ser vantajosa;
  • definir rotas para as entregas — aproveitar os trajetos para fazer mais de uma entrega representa economia de tempo e dinheiro.

Tudo isso pode ser controlado e monitorado também pelo seu aplicativo de delivery, facilitando muito o trabalho no seu restaurante!

Analise seus resultados

A análise dos resultados — feedbacks dos clientes, números sobre fidelização e de conversão de novas vendas, entre outros — é muito importante para que você defina sua estratégia de negócio, ou seja, quais serão os próximos passos do seu restaurante.

Se na sua estratégia de negócio havia estipulado um crescimento de 50% das vendas em determinado período, mas o prazo está perto de acabar e você está longe de cumprir esse objetivo, é sinal de que vai ter de alterar alguma prática, como oferecer promoções ou um plano de fidelização que ajude a bater essa meta.

Um bom app de delivery certamente vai oferecer esses dados e ajudá-lo a mensurar seus resultados e, consequentemente, a atingir suas metas. É de fato uma grande ajuda para otimizar o sistema para restaurante delivery!

Aposte na mídia online e nas redes sociais

Um site responsivo atrelado ao seu app de delivery é um ótimo ponto de partida para investir em mídia online. Além de garantir um outro meio para seu cliente fazer pedidos, o site com a marca do seu restaurante vai estabelecer sua presença online.

Nesse sentido, também aposte em sites e apps como TripAdvisor e Restorando, que vão colaborar com a divulgação e o fortalecimento da sua marca dentro do segmento.

O bom uso das redes sociais também é um forte aliado para seu sucesso. Um perfil no Twitter e uma página no Facebook ajudam a formar uma imagem de personalidade para seu negócio, facilita a interação com os usuários e, além disso, nesses canais você pode divulgar promoções e novidades do seu restaurante.

As redes sociais também são ótimos canais para promover concursos culturais e criar eventos que possibilitarão a mais pessoas conhecer o seu negócio, alavancando as vendas do seu delivery.

Inicie um programa de fidelidade

A pessoa conheceu seu restaurante, aprovou a qualidade da comida, o delivery foi ótimo e você ainda ofereceu a ela um cupom para que ela tenha desconto futuramente. É muito provável que você tenha obtido sucesso na retenção desse cliente!

Programas de fidelização, como aqueles que oferecem um prato grátis após dez compras, por exemplo, motivam as pessoas a comprarem novamente e trabalham a favor da sua marca. E o melhor é que todo o controle desse programa pode estar em suas mãos com um bom app de delivery!

Existem vários processos para melhorar o sistema para restaurante delivery. Aqui, trouxemos alguns que já devem ajudar bastante e esperamos que consiga colocá-las em prática.

Para saber mais e ainda contar com uma solução na medida para o seu restaurante, procure a Neemo. Entre em contato e nossa equipe de especialistas ficará feliz em atendê-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This