
Você conhece o sistema de drive thru, não é? Então, já é possível começar a entender a ideia do sistema take away. Ele consiste na comercialização de alimentos que são feitos rapidamente, mas que não são consumidos no salão, pois o cliente pega seu pedido e vai embora.
Entretanto, em vez de chegar no local, realizar o pedido e esperar o preparo, o cliente também tem a possibilidade de entrar em contato por outros meios (telefone, WhatsApp, aplicativos e outros) para pedir seu prato. Depois disso, basta ir até o restaurante retirar a encomenda.
O sistema take away ganhou ainda mais força com a pandemia, uma vez que os pedidos via delivery aumentaram nesse período. Por isso, continue a leitura e aprenda como implementá-lo no seu restaurante!
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
Simplifique o cardápio
A primeira ação para começar com o sistema take away é preparar o cardápio ou, caso você já tenha um menu pronto, é preciso simplificá-lo. Afinal, nem todos os pratos do restaurante também estarão disponíveis para que os clientes peguem e levem para casa.
Isso ocorre porque os produtos do sistema take away devem ser preparados com rapidez. Portanto, é preciso que eles sejam mais práticos, pois agilizam a preparação e também são mais rápidos para que o tempo de espera não seja longo demais.
Além disso, as opções precisam ser de fácil transporte e de consumo descomplicado. Então, escolher o que é oferecido em seu cardápio facilita a retirada e também o delivery das encomendas.
Organize a cozinha
Uma cozinha desorganizada se transforma em um desastre que afeta completamente a produtividade. Como consequência, isso chega até o cliente. Afinal, se os cozinheiros não encontram utensílios, faltam alimentos ou acontecem outros problemas, o resultado é o atraso nas entregas.
Nesse sentido, quando o restaurante opta pela modalidade take away, deve se responsabilizar pela organização da cozinha. O espaço deve ser funcional e montado de forma que o trabalho flua sem afetar os serviços (inclusive o atendimento e o fluxo de clientes presenciais).
Por isso, é necessário investir em uma montagem que siga a ordem de preparo e os principais processos. A partir disso, a agilidade é garantida, e os pratos saem no tempo certo e com temperatura adequada.
Prepare o ambiente
A cozinha é um espaço extremamente importante, mas você também deve pensar no ambiente em que recepciona seus clientes. Não é por que eles não consumirão no local que você não deve se preocupar. Muito pelo contrário! Essa é uma etapa essencial, já que o consumidor verá com os próprios olhos os cuidados tomados pelo restaurante.
Sendo assim, invista em uma recepção que seja agradável, espaçosa (ideal para evitar aglomerações), com lugares para sentar e até mesmo ofereça uma rede Wi-Fi. Além dos pratos que seu estabelecimento prepara, esse conjunto de ações também tem grande peso na experiência do cliente.
O local em que eles retiram os pedidos deve ser separado da área de quem consome no próprio restaurante. Dessa maneira, as entregas são agilizadas, e um serviço não interferirá no outro. Por isso, tenha um balcão e um caixa separados e criados exclusivamente para consumidores da modalidade take away.
Treine a equipe
Além de preparar o cardápio e a cozinha, a equipe também precisa estar muito bem preparada para que o sistema take away dê certo. A implementação dessa modalidade também ocorre pelo treinamento dos funcionários, desde o chef até seus auxiliares e quem entrega os pedidos aos clientes.
A separação de tarefas deve ser feita de forma clara para que seja dinâmica e otimizada. Do contrário, as chances de erros e falhas serão muito maiores, além de acarretar prejuízos para o restaurante.
Por isso, cada colaborador deve entender qual é a sua função e como ela se encaixa com as outras etapas. A partir dessa conscientização, os funcionários realizarão seus serviços com mais rapidez e qualidade. Como resultado, a entrega dos pedidos será mais ágil, e a satisfação dos clientes será maior.
Divulgue os serviços
Se você já passou por todas as etapas acima e acredita que seu estabelecimento já está pronto para colocar o sistema take away em prática, chegou a hora de divulgar para o público que você oferece esse serviço.
Existem diversas maneiras de divulgar, seja em redes sociais, blog, site e até mesmo em meios mais tradicionais, como rádio ou TV. A propaganda deve ser feita pelos canais as quais você sabe que seus clientes terão acesso. Por exemplo, se utilizarem muito o Instagram e o Facebook, esses são bons meios de contar a novidade.
A pandemia fez com que as empresas acelerassem suas entradas no mundo digital. Afinal, o isolamento e o distanciamento social foram impostos, sendo necessário inovar. Portanto, a utilização dessas ferramentas se tornou fundamental na divulgação de negócios e de seus serviços.
Conte com a ajuda da tecnologia
Como apontado no último tópico, a tecnologia se tornou uma aliada nesse momento pandêmico. Só em 2020, os gastos com delivery cresceram cerca de 187% no país. Ou seja, as pessoas estão gastando mais para não ter que frequentar restaurantes, por exemplo.
A melhor maneira de aproveitar esse momento é investindo em aplicativos. Para isso, escolha opções mais conhecidas ou alguma nova que ofereça mais vantagens e amplie os resultados, como um app próprio para seu restaurante. Dessa maneira, os clientes acessam, fazem seus pedidos e retiram no seu estabelecimento.
Estar por dentro das tendências do mercado é essencial para aumentar seus lucros e ter mais independência. Com um aplicativo próprio, você não se preocupará com comissões para outras plataformas, por exemplo, sendo uma opção mais cômoda para o restaurante e também para os clientes.
A Neemo ajuda empresas como a sua a vender mais na internet. Assim, você inova e conquista seu lugar no mercado com maior estabilidade e segurança. Portanto, aproveite e conte com os serviços de quem é referência no setor e implemente o seu próprio aplicativo com mais rapidez. Como resultado, terá ainda mais oportunidades com o sistema take away!
Quer saber mais sobre como ter um aplicativo de delivery próprio para o seu restaurante? Entre em contato com a gente!