Investir em SMS marketing pode ser uma boa estratégia para fidelizar ou prospectar clientes para um restaurante, aumentando assim a lucratividade desse tipo de negócio. Isso funciona porque essa estratégia garante uma comunicação rápida e eficaz, além de ser enviada por meio de smartphones, equipamento que faz parte do nosso cotidiano e que carregamos sempre conosco em nosso dia a dia.

Mas, por que vale a pena investir em SMS marketing para restaurante? E que vantagens essa estratégia traz para os negócios da área da alimentação? Falaremos sobre tudo isso nos tópicos sequentes. Continue lendo e confira!

Por que vale a pena investir em SMS marketing para restaurante?

A principal razão que faz o investimento em SMS marketing valer a pena é simples: o mobile está em alta. Para você ter uma ideia, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Estadão, em 2018, o Brasil superou a marca de um smartphone por habitante, contando com mais de 220 milhões de celulares ativos.

De tal modo, é raro encontrarmos uma pessoa economicamente ativa que não tenha pelo menos um celular, que pode utilizar para se comunicar com seus amigos, familiares e também com estabelecimentos comerciais dos quais é consumidora.

Em meio a esse cenário, as empresas podem tirar proveito disso e investir em SMS marketing. Um restaurante pode aproveitar a oportunidade para informar sobre novos pratos adicionados ao cardápio, avisar sobre promoções, praticar estratégias de marketing de relacionamento, etc.

Logo, investir em SMS marketing para restaurantes é importante pelo fato de que você poderá ter resultados rápidos, com um baixo custo e grande facilidade em executar as estratégias.

Quais as vantagens desse tipo de estratégia?

As vantagens do SMS marketing para restaurantes são inúmeras. A seguir, listamos as principais para que você saiba como pode ser relevante para o seu negócio investir nas ações com SMS.

Bom custo-benefício

Não é preciso dispor de muito dinheiro para investir em uma estratégia de SMS marketing. Basta que você tenha um software em que possa armazenar os contatos dos clientes e fazer o envio.

Portanto, você não precisará desembolsar uma grande quantia para isso e terá bons resultados para o seu negócio. Basta utilizar de estratégias adequadas e assim aumentar a lucratividade do seu estabelecimento, tendo como foco das suas ações a criatividade.

É passível de mensuração

Ao investir em SMS marketing você poderá mensurar os dados de sua campanha e identificar se ela está trazendo resultados positivos para o negócio ou não.

Caso você perceba que as mensagens não estão trazendo um resultado positivo, poderá fazer alterações nas campanhas, como mudar o tipo de abordagem, por exemplo. Dessa forma, é possível adaptar os textos das mensagens, de modo que elas estejam cada vez mais próximas do que o público espera do seu negócio.

Alta taxa de abertura e leitura

As mensagens SMS tem uma alta taxa de abertura e leitura. Isso se justifica porque as pessoas utilizam muito os smartphones em suas rotinas. Assim sendo, ao receberem uma notificação no aparelho, elas verificarão para ver do que se trata.

Na mensagem é possível ainda incluir um link para o seu site ou aplicativo de delivery, para que os clientes que a receberam possam fazer pedidos por meio dessa plataforma. Tudo isso de forma prática e rápida, conquistando altas taxas de conversão.

Campanhas diferenciadas de acordo com cada público-alvo

Um restaurante tem diferentes públicos, bem como diferentes objetivos ao praticar o SMS marketing. As campanhas, de tal forma, podem ser diferenciadas, de acordo com cada uma dessas segmentações.

Veja, na sequência, alguns tipos de campanhas que podem ser feitas por meio do SMS marketing e saiba como implementá-las no seu negócio.

Marketing promocional

Esse tipo de ação visa oferecer descontos, brindes ou vendas de pratos especiais por tempo limitado. A ideia é utilizar o marketing promocional em dias de pouco movimento do restaurante, assim você impulsionará o seu fluxo de caixa.

Marketing de relacionamento

Em datas comemorativas, como o Dias das Mães, o Carnaval, a Páscoa, o Natal, entre outras, você poderá enviar mensagens de felicitações para os seus clientes. Embora não traga um retorno imediato, o marketing de relacionamento faz com que o seu negócio seja bem-visto pelos clientes, reforçando dessa maneira a sua marca.

Suporte ao cliente

Por meio do SMS marketing, você poderá prestar uma espécie de suporte ao cliente. A ideia é responder as mensagens enviadas pelas pessoas, para que todas as dúvidas sejam rapidamente esclarecidas.

Pesquisas

Também é possível perguntar aos seus clientes algumas questões estratégicas para o negócio. Desse modo, você saberá o que as pessoas pensam sobre os pratos que você serve em seu restaurante, bem como sobre o atendimento prestado. Assim, se muitos clientes reclamarem dos garçons, por exemplo, você poderá promover um treinamento para que eles saibam como desempenhar melhor as suas atividades.

Convites

Também é possível enviar convites para eventos que o seu restaurante promover e desse jeito, conquistar mais visitantes para o estabelecimento. Se em uma data comemorativa, como o Dia dos Namorados, você promover um jantar especial, pode utilizar o SMS para enviar uma mensagem convidativa para os clientes registrados em sua base de contatos.

Campanhas mais certeiras

As campanhas feitas com o SMS marketing são mais certeiras, ou seja, garantem um diálogo direto com seu público-alvo. Se você fizer um anúncio em uma emissora de rádio, por exemplo, estará falando com todos os ouvintes daquele programa, precisando criar uma mensagem genérica. Já no caso do SMS, a comunicação é dirigida, pois, você poderá enviar textos próprios para um grupo de pessoas ou até mesmo para uma única pessoa.

Tudo isso é muito interessante, não é mesmo? Então o que você está esperando? Invista na estratégia de SMS marketing e conquiste muitos resultados positivos para o seu negócio, por meio dessa estratégia de comunicação direta. A Neemo oferece o SMS marketing para que você faça disparos e mensure os resultados, conheça todas as funcionalidades da nossa plataforma.

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