7 dicas essenciais para realizar sorteios no Instagram – Blog da Neemo
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As redes sociais são excelentes ferramentas para expandir os resultados de diversos negócios. Elas podem ser aliadas a inúmeras estratégias para melhorar o desempenho quando se trata de conquistar novos clientes e satisfazê-los com alguns diferenciais.

Nesse sentido, realizar sorteios no Instagram é uma ótima forma de aumentar a visibilidade da sua empresa na web, intensificar o relacionamento com o público etc. Afinal, essa é uma das redes sociais mais usadas em todo o Brasil.

Quer conhecer dicas de como fazer um sorteio bem estruturado no Instagram? Acompanhe este post!

1. Selecione bons prêmios

Os sorteios no Instagram são realizados como estratégia de marketing. Por esse motivo, devem ser muito bem formulados. É por essa etapa que as pessoas vão se sentir mais atraídas a participarem deles.

Você deve considerar que os prêmios são investimentos no seu negócio. Quando você oferece continuamente prêmios de valor, os seus seguidores vão sempre estar atentos a novos sorteios e até alertar os amigos sobre como a sua instituição tem bom gosto e oferece excelentes premiações.

O mais interessante é que os prêmios sejam itens que o seu negócio oferece aos clientes. Afinal sortear esses itens é uma forma de ganhar mais credibilidade com seus seguidores e consumidores, de maneira que eles conheçam melhor os seus produtos ou serviços.

2. Estabeleça a quantidade de ganhadores

Para fazer um sorteio sério pelo Instagram, é necessário estabelecer um número de ganhadores que esteja dentro das suas possibilidades. Assim, é importante que você possa arcar com o valor e com a entrega do prêmio sem atropelos ao seu negócio.

O mais indicado é que o prêmio seja valioso e tenha um número menor de ganhadores. Isso é mais vantajoso do que ter um prêmio de menor valor e que atenda a muitos contemplados.

Na hora de fazer a divulgação do sorteio, explique muito bem o número de pessoas que vão ser sorteadas. Também é preciso destacar se o prêmio é para um ganhador e um acompanhante, por exemplo.

3. Defina as regras de forma clara

Antes de divulgar o sorteio, pense e defina todas as regras que vão norteá-lo. Elas devem ser colocadas de forma compreensível para que todos os participantes não tenham dúvida alguma. Veja algumas regras que devem ser obedecidas:

  • marcar determinado número pessoas: essa regra faz com que cada usuário marque um número de pessoas que foi determinado. Isso ajuda a página a ter um grande alcance de novos membros;
  • curtir a publicação oficial do sorteio: ao verificar a informação oficial do sorteio, o usuário estará ciente do prêmio e de todas as regras. Em seguida, curtirá a publicação, aumentando o engajamento;
  • seguir a página: ao clicar no botão seguir, a pessoa torna-se um novo seguidor. Com isso, fica ciente de tudo que você divulgar na sua página;
  • responder a uma pergunta: nessa regra, é indicado que a pergunta seja estratégica. O ideal é que ela seja referente ao seu negócio, pois o objetivo é engajar as pessoas na sua empresa.

4. Divulgue o sorteio

A forma de divulgação do sorteio no seu Instagram é uma excelente fonte para também divulgar o seu negócio. Por isso, é bom ter um olhar mais ambicioso e escolher meios que possam fazer o seu sorteio ser bem “badalado”.

Para divulgar, você tem duas opções: pode fazer com que o sorteio flua de forma orgânica ou turbiná-lo por meio de anúncios pagos. A última opção costuma ter um alcance maior de participantes.

5. Respeite prazos

Estabelecer prazos e cumpri-los rigorosamente é uma forma de demonstrar a seriedade do sorteio e o respeito com o seu público.

Informe a data e a hora em que as participações vão ser encerradas e quando o sorteio vai ocorrer. O tempo para a entrega dos prêmios também deve ser divulgado e respeitado.

Organize tudo para que o sorteio seja ao vivo e todos os participantes percebam a seriedade do evento.

6. Fique atento às diretrizes da rede social

Por mais que um sorteio no Instagram pareça uma ocorrência informal, por trás há diversas leis que devem ser seguidas.

Desde 2019, os sorteios deixaram de ser acompanhados pela Caixa Econômica Federal e passaram a ser responsabilidade do Ministério da Fazenda.

É necessário pedir autorização pelo site da Sefel (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria) e pagar uma taxa que é regida conforme o prêmio a ser sorteado. Seguir essas práticas é extremamente fundamental para que tudo aconteça conforme às diretrizes que orientam as redes sociais.

No final de todo o processo, ainda é necessário fazer a prestação de contas. O descumprimento desse último passo pode resultar em multa ou em perda da conta no Instagram, caso a irregularidade seja descoberta por meio de denúncia.

Descumprir as leis pode causar um grande constrangimento e prejuízo, caso seus concorrentes verifiquem e denunciem a ilegalidade do sorteio que você realizou.

7. Selecione um aplicativo de confiança

Existem diversos aplicativos que podem ser usados para fazer sorteios pelo Instagram. Por isso, é importante conhecê-los para escolher o que mais se enquadra no seu perfil e no do seu público seguidor. Por essas ferramentas, você pode filmar o sorteio e publicar em seu stories, bem como fazer uma live. Assim, muitos acompanham tudo ao vivo. Conheça alguns apps.

App Tuts

É um aplicativo simples, rápido e seguro, considerado um simulador de sorteio no Instagram. Primeiro você precisa criar um login com uma conta do Google ou do Facebook. Em seguida, é só registrar a conta do Instagram em que vai acontecer o sorteio e realizar o evento.

Sorteiogram

É uma plataforma bem prática de ser utilizada para fazer os sorteios no Instagram. Você insere nela a URL do evento que será analisado. Depois, ela demonstra uma relação com todos os comentários e cada um é especificado por um número. A seguir, você escolhe a função sortear número, e o vencedor do sorteio é definido.

Como vimos, realizar sorteios no Instagram é uma excelente medida para alavancar o employer branding e o seu negócio nas redes sociais. No entanto, para atingir os objetivos almejados, é importante fazer um planejamento bem estruturado. Fique atento às dicas que apresentamos. Assim, seu sorteio vai ser um sucesso!

Gostou de saber como fazer um sorteio bem elaborado no Instagram da sua empresa? Deixe um comentário com sua opinião neste post!

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