Veja as melhores dicas de sustentabilidade em restaurantes

Já conhece algumas das principais dicas de sustentabilidade em restaurante que você pode adotar em seu empreendimento? Alguns podem até considerar uma tendência. No entanto, deve-se destacar que a sustentabilidade é uma realidade para grande parte das empresas, independentemente do nicho de atuação.

Afinal, há a necessidade de ter atenção ao meio ambiente e de utilizar todos os recursos do estabelecimento com mais responsabilidade, de modo que as pessoas sejam orientadas sobre boas práticas e também consigam fazer a sua parte, tanto clientes quanto profissionais.

Adotar a sustentabilidade em um restaurante significa que você vai atender às necessidades atuais sem comprometer as próximas gerações, com destaque especialmente para o meio ambiente. Deu para perceber que é essencial, não é verdade? Saiba mais neste material!

1. Reduza o consumo de água

O primeiro passo para adotar a sustentabilidade no restaurante é adotar a redução do consumo de água. Para isso, algumas práticas são recomendadas. Antes de mais nada, é fundamental orientar bem colaboradores sobre o que deve ser feito no dia a dia de suas funções. Manter a torneira desligada enquanto seleciona os legumes e verduras a serem utilizados é apenas um exemplo.

Além disso, ao longo de todo o espaço físico, não deixe de colocar uma comunicação de fácil entendimento para que clientes também façam a sua parte. Assim, sempre que eles precisarem utilizar os banheiros, terão acesso a essas informações que serão muito úteis para a economia do local.

Outro ponto é a necessidade de realizar constantes inspeções no encanamento, uma vez que contribui para a identificação de possíveis rachaduras. Por fim, recomendamos o reaproveitamento de água da chuva. A partir dessa estratégia, você pode orientar a sua equipe a fazer a limpeza de áreas comuns a partir do reuso, o que garante redução de custos e também de desperdício.

2. Aposte na luz natural

O ideal é que você conte com o apoio de um profissional de arquitetura para que o espaço seja utilizado da melhor maneira, tanto no que diz respeito à disposição de móveis quanto no aproveitamento da luz natural. Em um espaço, há disposições dos móveis que garantem a menor utilização de energia, o que contribui para menos gastos, naturalmente.

Ressaltamos, ainda, a necessidade de contar com fontes de energia renováveis, uma vez que são as mais indicadas pelos órgãos nacionais e mundiais de proteção ao meio ambiente.

3. Reduza o consumo de energia elétrica

Também se destaca a possibilidade de revisitar os dispositivos e equipamentos utilizados na cozinha, com o intuito de analisar quais dos tipos de fornos oferecem um custo-benefício mais atrativo (a gás ou elétrico).

Quando abordamos sobre energia, também indicamos que haja manutenção contínua nos freezers. Caso eles estejam em mau estado, vai gastar mais, o que é prejudicial tanto para as contas quanto para o meio ambiente.

4. Utilizar menos papéis

Em um restaurante, também é indicado que haja uma revisão do uso de papéis. Nos banheiros, por exemplo. Hoje, existem equipamentos que eliminam a necessidade do uso para enxugar as mãos. Para as comandas, também há alternativas digitais que facilitam o processo ao mesmo tempo que não há a necessidade de impressão constante.

Por meio desse dispositivo, o garçom encaminha o pedido diretamente ao restaurante, de modo que haja mais rapidez no atendimento e consequentemente mais satisfação do cliente, que tende a se tornar fidelizado.

O uso do papel sustentável também é a pedida ideal para um estabelecimento como esse. Trata-se de um produto que é elaborado de acordo com as normas ambientais, de modo que haja cuidado tanto com a natureza quanto com a economia local. Porém, o mais indicado é que haja a digitalização de tudo o que for possível.

5. Busque por fornecedores que também apostam na sustentabilidade

Quando abordamos sustentabilidade em restaurante, também chamamos a atenção para a escolha dos fornecedores. O ideal é que sejam empresas que também tenham atenção a esse tópico. De nada adianta você se preocupar com essa questão se fomenta uma cultura de desperdício, por exemplo. Faça uma lista das empresas que normalmente divulgam as suas ações e no próprio atendimento com essas marcas questione sobre as suas práticas.

O recomendado é que um estabelecimento dê preferência para os fornecedores locais e orgânicos. Dessa forma, trará dois pontos de destaque ao negócio: além de contribuir para a economia da região, também terá um controle maior sobre como os processos são elaborados.

6. Transforme o serviço de entrega

Hoje, a empresa que não aposta no delivery certamente fica para trás em relação à concorrência. Afinal, muitas pessoas gostam de pedir suas refeições no conforto de sua casa, além de ser uma ótima pedida para os momentos em que não há a possibilidade de se fazer um jantar, por exemplo.

Nesse sentido, o importante é que você transforme esse serviço oferecido em algo sustentável. Fazer as entregas em motos elétricas ou bicicletas é uma prática que pode ser adotada, pois vai haver a redução da emissão de gás carbônico.

Quanto às embalagens, indicamos que utilize aquelas que sejam recicláveis. Há a oportunidade, ainda, de fazer com que a prática da embalagem retornável pegue em seu negócio, oferecendo um desconto para o cliente que opte pelo retorno.

7. Combata o desperdício

Em um estabelecimento do ramo alimentício, não há como falar de sustentabilidade sem mencionar a necessidade de combater o desperdício. Mais uma vez, ressaltamos a necessidade de orientar os profissionais no que diz respeito ao melhor uso dos insumos.

Outra prática muito recomendada é a utilização de receitas que reaproveitem “pedaços” de outros alimentos que não teriam serventia em um prato específico. Dessa forma, além de trazer mais opções para os seus clientes, você vai garantir o uso adequado de todos os produtos adquiridos.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o que é a sustentabilidade em restaurantes, quais são os diferenciais de apostar nesse tema, além de conferir dicas de como adotá-la. Como vimos, adotar as dicas que apresentamos vai impactar diretamente nos custos do negócio, além de ser uma oportunidade de melhorar a imagem da empresa perante o público e de atrair pessoas que também se identificam com a causa.

Se você gostou do material e deseja conferir outros conteúdos como esse, é só seguir as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This