
Um restaurante sustentável é aquele que tem em sua espinha dorsal a preocupação com o meio ambiente e com a sociedade. Para que o empreendedor transforme seu estabelecimento em um negócio sustentável, ele precisará partir de um planejamento sólido, em que todos usam ações para buscarem a redução do consumo de recursos não renováveis, além da diminuição dos impactos no solo e da produção de resíduos.
Durante muito tempo, a grande preocupação com o meio ambiente no setor comercial esteve vinculada somente com a reciclagem e redução na produção de lixo. Porém, o compromisso deve ser mais amplo, visando desde à produção dos alimentos, passando pela gestão, redução do uso de insumos e adoção de soluções para a diminuição do consumo de energia — como o uso de painéis solares.
Para ajudar nessa missão, neste post, vamos entender como você pode transformar o seu negócio em um restaurante sustentável. Confira!
Adote um cardápio sustentável
Uma das melhores maneiras de tornar um restaurante sustentável é explicitando isso em seu cardápio. Entre as maneiras de fazer essa mudança para um modelo com foco na gastronomia sustentável e na preservação do meio ambiente, podemos destacar:
- utilize alimentos orgânicos — estamos falando de produtos livres de aditivos químicos e que são cultivados por produtores que têm compromisso com o manejo responsável da terra;
- opte por produtores regionais — além de estimular o crescimento da economia local, ao contar com produtores regionais, há uma redução nos impactos ambientais que seriam provocados pela logística, como a emissão de gases do transporte rodoviário;
- opte por receitas sazonais — ao optar por receitas sazonais, você respeita o ciclo da natureza, além de poder trazer novidades a cada época;
- adote uma gestão com foco em redução de desperdícios — além de contribuir para a redução de custos, diminui também a produção de resíduos orgânicos.
Reaproveite móveis e objetos de decoração
É normal querer mudar o ambiente de vez em quando, para modernizar e adaptar o restaurante a um novo momento. Essas mudanças podem ser feitas sem a necessidade de jogar tudo fora e comprar mobiliário novo. É possível reformar e revitalizar o mobiliário atual — contratando uma equipe especializada em restauração para dar uma cara nova às mesas de madeira e bancadas.
Outra opção é colocar os móveis para vender ou reutilizar móveis de outros estabelecimentos que estejam à venda. Dessa maneira, não há geração de resíduos, pois há uma troca de objetos, e também não há a aquisição de novos, reduzindo, assim, a extração de matéria-prima. Além de contribuir para o meio ambiente, você consegue montar um ambiente do jeito que deseja, gastando menos.
Crie alternativas para economizar energia elétrica
Já há uma série de alternativas para que o estabelecimento se torne uma construção verde, ou seja, que respeite o meio ambiente desde sua estrutura. Essa busca pela construção verde pode contribuir para a redução do uso de um recurso essencial: a energia elétrica. Estamos falando de um elemento importantíssimo para o funcionamento do restaurante que, se não for bem administrado em seu consumo, terá índices de desperdício bem altos.
Uma boa alternativa é utilizar os painéis de energia solar, para reduzir a necessidade de consumo de energia externa. Além disso, é possível diminuir a necessidade do uso de ar-condicionado em tempo integral, com a implementação do telhado verde e dos jardins verticais. Esses sistemas proporcionam um conforto térmico e contribuem para a redução de ruídos.
A camada de vegetação atua como isolante térmico, deixando o restaurante mais fresco e permitindo que você acione o ar-condicionado em momentos de muito calor — ou quando um cliente solicitar, é claro.
Reduza a utilização de papel
Embora já existam sistemas para automatizar todos os processos de um restaurante, muitos estabelecimentos ainda utilizam o papel como base para a gestão, principalmente em relação às comandas.
Para reduzir o uso de papel, utilize comandas eletrônicas, sistemas de gestão, Delivery App, priorize métodos de pagamentos digitais, como o PIX e integre tudo isso para aproveitar os dados em prol de sua tomada de decisão.
Em relação às embalagens, o papel é a opção mais sustentável, mas, mesmo nesse quesito, você pode contribuir ao adotar os papéis biodegradáveis como padrão, deixando isso claro na embalagem, para seu cliente saber sobre sua responsabilidade social.
Comece uma compostagem
Pense na quantidade de lixo orgânico que seu restaurante produz diariamente e imagine como esse lixo pode ser utilizado para reduzir os impactos ambientais. Uma das maneiras de reaproveitar esse lixo orgânico é por meio da compostagem, que reaproveita os restos de comida para criar matéria orgânica — para adubar hortas e outras plantações.
Você pode utilizá-lo em suas hortas, caso tenha, ou vender esse composto para produtores da região, criando uma receita a partir de um produto que seria descartado. Se você não quer se envolver com a produção da compostagem, faça parceria com uma empresa especializada
Cultive uma horta
Se o seu restaurante tiver um espaço, ou se você tem um terreno que permita, cultive uma horta para abastecer o seu comércio. Você poderá, por exemplo, tornar-se autossuficiente em temperos e em pequenos vegetais.
Ao ter uma horta própria, você contribui para a produção de materiais orgânicos, sem o uso de químicos e pesticidas, o que gera um diferencial em seu cardápio. Além disso, você poderá utilizar a compostagem que produziu diretamente na adubação de sua produção.
Separe o lixo inorgânico
Falamos sobre a possibilidade de reutilização do lixo orgânico, mas o restaurante também produz muito lixo inorgânico, e boa parte dele pode ir para coleta seletiva para ser reutilizada. Para fazer a coleta seletiva, você poderá comprar lixeiras de cores diferentes, de acordo com o padrão:
- azul para papel;
- amarelo para metais;
- verde para vidro;
- vermelho para plástico.
Se não quiser manter o padrão de cores, pode apenas comprar lixeiras convencionais e etiquetá-las para que os materiais sejam descartados da maneira adequada.
Esperamos que nossas dicas ajudem o seu estabelecimento a se tornar um restaurante sustentável. A tecnologia, ao permitir a virtualização, contribui e muito para a redução dos impactos ambientais. Essas ações darão um diferencial competitivo para sua empresa, propiciando um marketing que atrai os consumidores conscientes, permitindo que você obtenha investimentos estratégicos, adequando-se ao ESG.
Gostou das nossas dicas? Então, continue em nosso blog e entenda como é possível evitar o desperdício de comida em seu restaurante, com dicas simples e objetivas.