
Na pandemia, o delivery se tornou a única forma de os clientes consumirem produtos de restaurantes. Já para as empresas, ele se tornou a maneira de manter o negócio, mesmo sem atendimento físico. Hoje, a tendência ficou e é um caminho para novas oportunidades, por exemplo, com o delivery de confeitaria.
Neste post, saiba como está o mercado de delivery e se vale a pena investir nisso. Veja também algumas dicas de como montar o delivery de sua confeitaria. Boa leitura!
Delivery: vale a pena ter um?
Na pandemia, o delivery se tornou uma necessidade, já que os restaurantes e lanchonetes não poderiam receber pessoas em seus estabelecimentos. Segundo reportagem da FGV, uma análise da empresa Mobills apontou que em 2020 o delivery tinha aumentado cerca de 187%.
Já segundo o portal Monitor Mercantil, a pesquisa Consumer Insights 2022, da empresa Kantar, apontou que de 2021 para 2022 o delivery cresceu 12,6% em compras e 17,8% em número de compradores.
Isso significa que o delivery não só foi uma salvação para empresas durante o período da pandemia, mas também que se tornou hábito das pessoas, já que também garante a facilidade para o dia a dia.
Como montar o seu delivery de confeitaria?
Agora que você viu como o delivery cresceu, pode apostar em um negócio próprio, pois vale a pena. Nesse caso, ter um delivery de confeitaria é uma boa ideia. A seguir, confira o que você precisa para montar o seu!
Comece com o planejamento
Outra tendência que também cresceu com a pandemia é a comfort food: comidas focadas em despertar memórias afetivas e bem-estar nas pessoas. Entre elas, os doces são populares como uma forma de indulgência, em que o consumidor compra como uma sobremesa para ter um momento especial no dia.
Mas seja para aproveitar essa tendência ou criar receitas originais de confeitaria, é preciso começar pelo planejamento e toda a parte burocrática, que inclui licenças e todo o custo para ter uma confeitaria. Assim, você pode atuar com alimentos de forma segura e fazer muitos negócios.
Defina o que vai vender
Para saber o que vai vender, também é importante focar no que seu público procura. Por isso, é interessante fazer pesquisas, descobrir os doces e sabores preferidos das pessoas. Além disso, entender seu processo de produção ajuda a saber se você pode incluir certas opções no cardápio.
Diversifique o cardápio
Falando no menu, o ideal é que ele seja variado. Afinal, tem gente que adora bolo de pote, outras pessoas preferem sorvetes. Assim, quanto mais variedade você oferecer, mais clientes pode alcançar.
Aliás, você também pode apostar em diversas estratégias. Os doces sazonais, por exemplo, são ótimas escolhas para variar o cardápio com certa frequência. Já os combos com bebidas, como café e vinho, se tornam sobremesas exclusivas. Além disso, você também pode seguir tendências do momento, como o bolo bentô, que é famoso no Instagram.
Prepare a infraestrutura
Você não pode ter um delivery de confeitaria se não tiver estrutura. Portanto, é preciso pensar onde vai fazer os seus doces, adquirir as autorizações necessárias da prefeitura e definir se vai trabalhar no modelodark kitchenou se vai ter um espaço para receber clientes.
Outra questão importante é se preparar para grandes encomendas. Afinal, atender aniversários, casamentos e outras festas costuma ser grande parte da receita de uma confeitaria. Sendo assim, você pode atender esses trabalhos e não perder a oportunidade.
Contrate e treine a equipe
Um bom doce é feito por uma boa equipe. Por isso, é necessário contratar bons funcionários e treiná-los para conseguir estruturar e pôr sua confeitaria para funcionar.
Nesse caso, você deve procurar por especialistas em confeitaria, além de pessoas que façam um bom atendimento, especialmente online. Além disso, até o motoboy que vai fazer a entrega tem que ser treinado para que cumpra o horário, mas entregue os produtos com cuidado, já que doces são delicados e únicos.
Escolha as embalagens
Outra questão primordial de entregar doces para delivery é ter boas embalagens. Afinal, elas são o que vai proteger os produtos na hora da entrega, bem como armazená-los com todo o cuidado.
Nesse sentido, cuide para ter embalagens adequadas a cada tipo de produto, por exemplo, forminhas para doces pequenos, caixas para bolos, vidros para doces de colher, entre outros.
Outros aspectos importantes também é garantir que elas podem ser refrigeradas e que contenham as informações exigidas por lei, bem como a validade dos produtos e a sua marca.
Tenha os equipamentos necessários
Para começar, você vai precisar de alguns equipamentos essenciais, que são o mínimo para o funcionamento de um delivery de confeitaria. Por exemplo:
- mesas e balcões para o preparo dos produtos;
- batedeiras planetárias para fazer os processos mais rápido e melhor;
- geladeiras e freezers para o correto armazenamento de ingredientes e produtos prontos;
- balança para medir os ingredientes e manter o padrão dos doces;
- fornos para atender todas as demandas.
Capriche na divulgação
Depois do esqueleto da sua confeitaria, você também precisa de uma boa divulgação. Nesse caso, é preciso caprichar na identidade visual da sua marca, criando uma boa logomarca e escolhendo uma paleta de cores única.
Nesse caso, a dica é fugir de alguns padrões estabelecidos, como referências francesas e cores pastéis, e procurar elementos únicos que você pode usar, inclusive regionais.
Depois disso, crie suas redes sociais e realize um bom trabalho de divulgação e interação com os consumidores, postando fotos, vídeos e curiosidades da confeitaria. Assim, é possível criar um vínculo maior com cada pessoa e se tornar uma referência no mercado.
Tenha uma boa plataforma de vendas
Depois que tiver tudo bem estruturado no seu delivery de confeitaria, é preciso começar as vendas. Para isso, vale a pena usar uma plataforma online, que ajude você a se posicionar e controlar os processos de forma fácil. Por essa razão, você pode contar com o nosso Delivery App!
Afinal, ele ajuda a administrar o estoque, garantindo que não haja compras desnecessárias e desperdício. Além disso, também permite outras funções como:
- cadastro dos produtos em seu cardápio personalizado;
- realização de promoções e campanhas de marketing;
- criação do seu próprio programa de fidelidade;
- gestão de clientes;
- administração completa do delivery;
- integração com sistemas e outros aplicativos;
- suporte e treinamento para a equipe.
Viu, como ter um delivery de confeitaria é uma ótima oportunidade? Afinal, esse tipo de compra já virou um hábito e oferece mais possibilidades para a sua empresa ter sucesso. Mas para dar certo, vale a pena seguir nossas dicas de como implementar o seu negócio com o Delivery App. Assim, você não se preocupa com nada e tem tudo o que precisa na palma da mão, para gerenciar a sua empresa!
Gostou de nossas soluções e quer conhecer mais? Fale com nossos consultores!