
Hoje, há uma preocupação cada vez maior dos restaurantes de conquistar determinada parcela de público que está atento a algumas questões sociais e ambientais.
Além de contribuir para a construção de uma sociedade melhor, o seu espaço tem a oportunidade de realizar campanhas de incentivo para que os clientes também busquem por práticas mais saudáveis e de fazer a diferença com ações simples e práticas. Nesse contexto, a gastronomia sustentável se destaca.
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é esse conceito e quais são os benefícios de investir em uma gastronomia sustentável, além de conferir dicas para elaborar um cardápio seguindo essa linha. Continue a leitura e saiba mais!
O que é gastronomia sustentável?
Conforme explicamos, a sustentabilidade tem sido um modelo bastante rentável de negócio. No ramo de alimentos, não é diferente. Para se ter uma ideia, segundo o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, o Brasil desperdiça, em média, 60 quilos de alimentos por pessoa durante um ano. Quando fazemos uma análise do que ocorre em todo o globo, em 2019, houve um desperdício de 931 milhões de toneladas de alimentos, o que representa 17% de toda a produção mundial.
Nesse sentido, a gastronomia sustentável vai buscar por práticas e estratégias que vão além de apenas elaborar um cardápio de qualidade e promover a satisfação do cliente. O ideal é buscar por medidas que tragam conscientização dos funcionários quanto ao desperdício de alimentos, além de realizar a coleta seletiva de lixo em seu espaço e refazer o cardápio para o reaproveitamento de itens.
Quais os benefícios da gastronomia sustentável?
Agora que você já sabe o que é a gastronomia sustentável, chegou o momento de entendermos quais são os benefícios que ela traz para o estabelecimento.
Economia de energia
A gastronomia sustentável, conforme abordamos, vai além da confecção de seus pratos. Como vai ocorrer a conscientização de seus funcionários, medidas práticas vão ser adotadas no dia a dia, de modo que as pessoas tenham uma preocupação maior com os diferentes desperdícios que ocorrem no espaço — inclusive de energia.
Valorização da agricultura local
Conforme veremos a seguir, uma das práticas da gastronomia sustentável é a compra de produtores regionais. Especialmente em um período mais desafiador, como o atual, valorizar e reconhecer trabalhadores de sua região contribui para aquecer a economia da cidade como um todo, o que promove uma cadeia de transformações positivas para empresas dos mais diferentes segmentos.
Respeito ao ciclo da natureza
Na natureza, há ciclos e sazonalidades. Respeitá-la contribuirá para que as espécies permaneçam ofertando seus frutos sem que isso traga prejuízos, o que permite ao restaurante pensar também nas gerações futuras.
Como promover a gastronomia sustentável no restaurante?
Confira, a seguir, dicas para promover a gastronomia sustentável em seu estabelecimento.
Opte por alimentos orgânicos
Alimentos orgânicos só trazem benefícios para quem os consome. Além de contarem com mais nutrientes, são mais saborosos, colaboram com um estilo de vida mais saudável e também garantem para os seus clientes uma fonte saudável de alimento. Porém, o Brasil é líder mundial no uso de agrotóxicos em suas lavouras. Por essa razão, para uma gastronomia sustentável, é importante sempre implementar o uso de orgânicos em seu espaço.
Mas atenção: é preciso contar com uma atenção especial para trabalhar com esses produtos, especialmente no que diz respeito ao armazenamento. Afinal, esses itens não contam com conservantes químicos, o que faz eles durarem menos do que os alimentos convencionais.
Além disso, é importante que você dê preferência a produtores certificados. O Ministério da Agricultura oferece aos produtores um selo de qualidade, que exige algumas práticas no dia a dia de manejo e a ocorrência de fiscalização de forma periódica.
Escolha produtores regionais
Conforme abordamos, uma das práticas de gastronomia sustentável é a busca e a valorização de produtores regionais. Além de valorizar as pequenas propriedades de sua cidade, essa prática vai reduzir os impactos causados pela logística necessária para a entrega de produtos adquiridos em outras regiões (a partir do transporte rodoviário, por exemplo).
Faça receitas sazonais
Também explicamos a importância de respeitar os ciclos da natureza para garantir que as futuras gerações possam usufruir dos mesmos produtos que nós. Exemplo: entre os períodos de setembro e dezembro, é comum termos jabuticaba nos pés. Por essa lógica, esse é um ótimo momento para oferecer geleia da fruta, carnes que tenham caldo elaborado a partir dos insumos, entre outras receitas.
Nesse sentido, o primeiro passo é entender qual é o perfil de seu restaurante, quais as preferências de seu público e as estratégias para divulgar novos produtos com base na ação preestabelecida. Nas redes sociais, não deixe de mencionar os produtos de destaque daquele mês, faça stories e também garanta que o próprio público dê feedback em relação às novidades implementadas.
Não use espécies ameaçadas de extinção
Pode parecer uma dica óbvia, mas não custa relembrar. Gastronomia sustentável envolve respeito com a natureza. Ou seja, não faz sentido algum implementar itens em seu cardápio com espécies ameaçadas de extinção.
Novamente, indicamos que os produtores regionais sejam certificados, uma vez que eles não comercializam nem produzem essas espécies.
Adote a campanha desperdício zero em seu restaurante
Por fim, adote a campanha desperdício zero em seu restaurante. Para garantir esse resultado, o ideal é que o seu espaço refaça o cardápio com base no reaproveitamento de itens. Além disso, sugira à sua equipe que utilize 100% dos materiais, uma vez que isso vai reduzir significativamente o lixo orgânico.
Entre os diferenciais de adotar essa prática, além de garantir a sustentabilidade, você vai economizar recursos financeiros, melhorar a segurança sanitária do ambiente de trabalho e ter a oportunidade de preparar um cardápio com mais unidade, garantindo a fidelização de seu público.
Neste conteúdo, você pôde conhecer o que é a gastronomia sustentável e quais são os diferenciais dessa prática. Além dessa tendência, elaborar um cardápio digital, fazer embalagens inovadoras e atrativas, investir nas redes sociais e promover mais interação social em seu ambiente são alguns dos itens que estão em alta nos estabelecimentos (e vale a pena ficar de olho para melhores resultados).
Se você gostou deste material, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também entendam como promover a gastronomia sustentável!