Conheça as vantagens de uma plataforma de delivery para restaurante

Nos últimos anos, comprar pelo delivery tornou-se um hábito no Brasil e no mundo. Não só pelas medidas de segurança na pandemia, mas também pela praticidade, ele ganhou espaço e alcançou todos os tipos de negócios no setor de alimentação. Mas com isso, surgiu também uma alta concorrência e a necessidade de se destacar. É assim que ter a sua própria plataforma de delivery para restaurante faz a diferença. 

Isso porque ela é uma opção cheia de vantagens, que pode ajudar você a driblar a concorrência direta e indireta, além das taxas altas, do marketplace. 

Neste post, confira o que é e como funciona essa plataforma. Além disso, veja as vantagens de investir nela. Boa leitura! 

Afinal, o que é uma plataforma de delivery para restaurante? 

Basicamente, a plataforma de delivery para restaurante é uma ferramenta digital, que permite você vender seus produtos online e acompanhar todo o processo, até a chegada deles para o cliente

Consistindo geralmente de site e aplicativo, a sua plataforma é independente de qualquer outro sistema. Com isso, garante uma conexão maior com os consumidores. 

Outro aspecto importante é ela ser completamente diferente de usar um marketplace. Afinal, neste espaço, o seu restaurante aparece entre vários concorrentes diretos e indiretos, o que torna mais difícil alcançar as pessoas. 

Além disso, como você usa uma área, não tem acesso a controles importantes da gestão da plataforma, bem como pode ficar sujeito a várias taxas. Com a plataforma própria, tudo funciona de forma dedicada ao seu restaurante apenas. 

Por que ter a sua própria plataforma de delivery para restaurante? 

Como você viu, contar com a sua plataforma de delivery para restaurante é bem diferente de atuar em um marketplace. A seguir, veja em detalhes as vantagens! 

Autonomia completa 

Só você entende o que é preciso para o seu negócio funcionar. Por isso, ter autonomia completa é uma excelente vantagem na hora de garantir uma boa operação. 

Afinal, isso proporciona uma plataforma ideal para o seu negócio, com ferramentas que podem ser melhoradas e alteradas quando quiser. Assim, você está no controle a todo momento. 

Fidelização do cliente 

Com uma plataforma própria automatizada e com tudo o que precisa, a entrega do seu delivery é mais eficiente, rápida e feita com qualidade. Assim, torna fácil conquistar a satisfação do consumidor. 

Nesse caso, por ter uma boa experiência de compra, ele fica mais propenso a repetir o pedido, o que ajuda na fidelização da pessoa junto à sua marca. Aliás, como você pode ter os dados dos consumidores, consegue abordá-los de forma mais direta e apropriada, descobrindo insights e conhecendo melhor quem compra com você. 

Além disso, a plataforma de delivery para restaurante permite você planejar e aplicar promoções para esses clientes, sem perder a sua lucratividade, o que é uma maneira de retê-los e valorizar ainda mais o seu restaurante. 

Fortalecimento da marca 

Em um marketplace, é muito difícil conseguir o fortalecimento da sua marca. Afinal, você lida com a concorrência direta e indireta. Mas como isso acontece? 

Por exemplo, se você tem uma pizzaria, todos os negócios do mesmo tipo, inclusive em diferentes bairros, serão concorrentes. Afinal, o delivery permite que você e todo mundo entregue produtos pela cidade. Essa é a concorrência direta. 

Já a indireta atinge principalmente a pessoa que navega por esses aplicativos, sem saber o que pedir. 

Nesse caso, ela pode se interessar pela sua pizza, mas decidir trocá-la por hambúrguer no último momento. Com isso, você perde a venda e as hamburguerias, restaurantes japoneses e outros tipos de negócio também se tornam concorrentes. 

Com a plataforma própria, isso não acontece, pois o seu cliente já sabe o que você vende e compra diretamente, sem correr o risco de mudar de ideia. Assim, sua marca se torna familiar e forte, por meio da fidelização e uma conexão mais pessoal. 

Flexibilidade de mudanças 

Um bom negócio no setor de alimentação sabe se adaptar às mudanças. Isso não quer dizer mudar completamente o que você vende, acompanhando apenas tendências, mas, sim, conseguir se adaptar a novas necessidades dos consumidores e do mercado. 

Por exemplo, integrar outros canais de comunicação, para que a pessoa finalize seu pedido mais rápido. Ou, ainda, aumentar o seu cardápio, incluindo tipos de alimentos sem glúten

Para isso, a plataforma de delivery para restaurante é a melhor, já que você realiza todas as adequações de forma rápida, sem envolver uma terceira parte, como no marketplace. 

Possibilidade de personalização  

No marketplace, você precisa se adaptar às ferramentas e personalizações limitadas do ambiente. Já com a sua própria plataforma, desde o começo, é possível tomar decisões personalizadas. 

Desde a maneira de usar sua identidade visual no site ou app, até a forma como seu cardápio digital é mostrado ao cliente, tudo pode ser feito de forma original e para o seu negócio. 

Mais economia 

Em 2022, a Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — realizou uma pesquisa sobre taxas cobradas pelo marketplace iFood. O estudo foi realizado como parte de uma investigação do CADE — Conselho Administrativo de Defesa Econômica —, que buscava entender o cenário de delivery e se havia monopólio da empresa. 

Na pesquisa, a associação identificou que, devido aos altos valores, os restaurantes precisavam repassá-los para o consumidor, o que deixava a compra no aplicativo 17,5% mais cara. 

Ou seja, um cenário complicado, considerando que o marketplace dominava 80% do mercado. Além disso, trata-se de uma situação que gera problemas de faturamento para o restaurante e a insatisfação do consumidor. 

Contudo, em fevereiro de 2023, foi decidido que o marketplace não poderia firmar acordos de exclusividade com grandes marcas, algo que prejudicava a concorrência e colocava restaurantes locais e menores em posições difíceis. Outras decisões também incluíram a integração com softwares de gestão próprios do restaurante, além do incentivo a uma linguagem única e integrada dos aplicativos. 

Com isso, a expectativa é de que haja uma concorrência mais saudável, inclusive, que influencie os clientes a não só comprar de um aplicativo, mas considerarem outras soluções, como no caso dos aplicativos próprios do restaurante. 

Dessa forma, você vai poder ter o seu controle total por meio da sua plataforma de delivery para restaurante, mas complementá-la com outros canais, que possam trazer mais clientes. 

Segurança nas transações 

A preocupação em colocar seus dados online é real. Assim, um dos maiores diferenciais de ter sua plataforma de delivery para restaurante é o controle das informações de vendas e dados dos clientes. 

Assim, além de cumprir adequadamente a LGPD, você conquista a confiança do consumidor, pois ele saberá que não vai ficar exposto ou levar golpes ao comprar em sua ferramenta online. 

Por todas essas vantagens, podemos ver que ter sua própria plataforma de delivery para restaurante é um bom investimento. Afinal, depender apenas de aplicativos terceirizados pode travar a expansão do seu negócio e deixá-lo à margem de uma concorrência maior. Portanto, mesmo se usar diversas soluções integradas, a sua própria plataforma vai permitir independência e controle.

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