
Você está pensando em abrir um estabelecimento alimentício? Se sim, saiba que existem diversos modelos de negócios, e alguns deles seguem os chamados restaurantes takeout. Nessa modalidade, os clientes podem ter comes e bebes rapidamente. O grande diferencial é poder consumir onde quiserem.
Além de ser uma modalidade única, é possível usar essa forma de trabalho como um complemento do delivery, para vender também para clientes que preferem buscar o alimento no local. Ficou curioso para saber os detalhes dessa tendência de mercado? Então, confira todas as dicas deste artigo!
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
Afinal, o que são restaurantes take out?
Os restaurantes takeout ou take away (termos em inglês traduzidos como “para levar”) produzem comidas e bebidas que os clientes pegam e levam para consumir em casa ou em qualquer outro lugar. Sendo assim, é preciso ter ainda mais cuidados com a logística e, além disso, pensar em um espaço funcional para esse tipo de negócio.
As vantagens dos restaurantes take away
O primeiro grande benefício é a rapidez. Todos os pratos devem ficar prontos muito rapidamente ou, ainda, expostos em estufa. Caso você escolha a segunda opção, tome cuidado com o armazenamento, a validade e a aparência das comidas ou bebidas.
Mais uma vantagem é a praticidade e a otimização de tempo para quem tem uma rotina corrida. Em vez de o cliente precisar ir ao restaurante, sentar e aguardar para poder deliciar uma barca de sushi, por exemplo, basta chegar, pedir e levar embora. Tudo muito ágil e simples!
Outro ponto interessante é que, dependendo dos investimentos e despesas dos restaurantes takeout, é possível oferecer preços mais acessíveis. Isso porque não é preciso pagar garçons ou investir em um ambiente amplo com mesas, cadeiras, balcão etc. Se preferir, você também pode estender o serviço para o delivery. Se optar por esse adicional, busque um aplicativo personalizado.
Qual a diferença entre o takeout e o delivery?
Enquanto no delivery o cliente não comparece ao restaurante, no takeout ele irá ao local, seja para pedir e aguardar o preparo, seja para retirar um pedido antecipado por outros meios. Apesar de serem dois modelos em que o cliente não consome os produtos no restaurante, no caso do delivery, a empresa é responsável por uma etapa a mais no processo: a entrega.
Cada um dos modelos tem seu espaço no mercado, mas é possível, também, combinar as duas formas de atendimento. Aplicativos como o Uber Eats e o iFood têm a opção de takeout disponível para os consumidores. Então, se seu restaurante pretende trabalhar nesse setor, é possível utilizar os apps para conquistar mais clientes.
Como montar um restaurante takeout?
Para abrir um restaurante take away de sucesso, é importante pensar na agilidade do serviço. Afinal, essa é a maior vantagem do takeout. Por isso, otimize sua estrutura para oferecer um serviço de qualidade e o mais ágil possível. Veja alguns passos para implementar a seguir.
Planeje
Antes de tudo, crie o seu plano de negócios para o restaurante, definindo gastos, público-alvo, ponto comercial e quantidade de funcionários. Depois, foque nos cuidados para o armazenamento de comida. O restaurante takeout é um negócio que precisa de planejamento estratégico, como qualquer outro.
Organize o cardápio
Mais um ponto fundamental é simplificar o cardápio, ou seja, não colocar muitas variações. O processo de produção também precisa ser padronizado. Esses cuidados podem até parecer muito simples, mas fazem bastante diferença na fidelização de clientes.
Divulgue
Lembre-se ainda de que “a propaganda é a alma do negócio”, por isso, invista em marketing mobile. Envie cupons de desconto, informe sobre promoções, realize sorteios de comidas e bebidas. Além disso, esteja presente na internet por meio de um e-commerce e, claro, das redes sociais.
Prepare a equipe
A agilidade é conquistada com organização, padronização e processos bem estruturados. Por isso, treine sua equipe para viabilizar o takeout, permitindo que os consumidores antecipem os pedidos por aplicativo, telefone ou redes sociais, para que tudo esteja pronto na hora da retirada.
O atendimento deve estar preparado para oferecer uma comunicação clara e ágil com os clientes. A cozinha, por sua vez, deve antecipar os preparos que possam ser feitos com antecedência, para que a finalização e a entrega dos pratos sejam mais rápidas. Outro ponto relevante é a prioridade no atendimento daqueles que preferem pedir e aguardar no local: quanto menor a espera, maior a satisfação com o serviço!
Use a tecnologia no takeout
Para conseguir atender a diversas demandas de pedidos, por múltiplos canais e com várias possibilidades (consumo no local, delivery e takeout), a organização é essencial. A melhor maneira de assegurar que todos os clientes serão atendidos no takeout e em outras modalidades é contar com sistemas de gestão integrada de pedidos.
Com uma plataforma que centraliza as solicitações, seu restaurante nunca perde pedidos, padroniza o tempo de resposta e as filas de espera e evita equívocos por falhas na comunicação. Com isso, o takeout oferece a melhor experiência aos clientes, aumentando as chances de fidelização.
Investir em um modelo de restaurante takeout é uma opção cada vez mais interessante. Além de agilizar o trabalho, os clientes contam com a flexibilidade da retirada e evitam a espera do delivery. O restaurante economiza em espaço físico, dispensando a necessidade de salões e pode continuar operando mesmo em momentos em que é obrigatório o distanciamento social. Por isso, a modalidade take away deve ser considerada por qualquer empreendedor em restaurantes.
Tudo pronto para ter sucesso com restaurantes takeout? Então, aproveite para dividir as descobertas com seus amigos e contatos, compartilhando o link deste artigo em suas redes sociais!