Fique por dentro das vantagens e desvantagens do iFood | Blog da Neemo

A tecnologia une as pessoas e também pode ser usada para aproximar as empresas de seus clientes. Nos negócios que trabalham com delivery de comida, aplicativos de entregas auxiliam nessa aproximação, criando novas oportunidades e aumentando o faturamento.

Nesse cenário, muito se questiona sobre as vantagens e desvantagens do iFood. Afinal, usar a ferramenta vale mesmo a pena?

Para ajudar a decidir, separamos as principais informações sobre o tema. Confira!

Qual a estratégia do iFood para os restaurantes?

O iFood foi criado em 2011 e se consolidou como a maior plataforma de delivery da América Latina. Ele já está em mais de 400 cidades e pretende expandir ainda mais sua atuação. A ideia é manter a liderança da marca no mercado, com a ampliação da rede de restaurantes parceiros e das regiões atendidas.

Quais as desvantagens do iFood?

Os restaurantes que atuam com o iFood geralmente relatam uma boa experiência na plataforma, mas algumas dificuldades encontradas são:

  • concorrência acirrada: como a tendência é a expansão da quantidade de restaurantes, a concorrência é forte entre os estabelecimentos de uma região. Criar promoções atrativas e um cardápio detalhado é uma boa maneira de vencer essa dificuldade;
  • alto custo: os pedidos recebidos pelo iFood serão taxados por uma comissão, o que pode corroer seus lucros. Por isso é importante ter uma estratégia ao usar o iFood pois seria justo pagar comissão sobre os novos clientes mas não sobre clientes que são são fidelizados pelo seu restaurante. Uma forma de resolver isso é tendo seu site de delivery para criar sua base de clientes e fideliza-los.
  • dependência: ficar dependente do IFood e não ser capaz de sustentar sua operação sem ele é uma desvantagem pois a qualquer momento seu ranqueamento no iFood pode mudar e suas vendas serão impactadas. Por isso, a recomendação de especialistas é que você use o iFood como um captador de novos clientes e fidelize-os em sua plataforma própria.

Quais as vantagens do iFood?

As vantagens de usar o iFood são variadas. Podemos destacar:

  • agilidade: com a logística de entregas do iFood, seu serviço de delivery fica mais rápido, aumentando a satisfação dos clientes;
  • fácil gerenciamento: a plataforma do iFood é intuitiva, permitindo o gerenciamento online de forma simples;
  • expansão da área de influência da marca: com a divulgação do iFood, seu restaurante consegue alcançar clientes que nem mesmo passaram em sua porta. Assim, sua influência vai até onde for o raio de entregas, aumentando as chances de conquistar novos consumidores.

Afinal, usar o iFood vale a pena?

Ao avaliar essa ferramenta, pode surgir o questionamento: aderir ao iFood vale mesmo a pena? A maioria dos negócios que usam a plataforma relatam experiências positivas ao incorporar o iFood em sua estratégia de divulgação.

A atuação online permite fazer mais vendas e incorporar inovação ao restaurante. Com isso, o delivery fica associado a uma grande marca que já se consolidou no mercado e permite alcançar um público diferenciado.

Após analisar as vantagens e desvantagens do iFood, é importante entender que o uso da ferramenta é muito positivo para o restaurante, dentro de uma estratégia mais abrangente. Conquistar novos clientes, participar de grandes promoções e iniciativas do aplicativo e aumentar o volume de pedidos são vantagens que não se pode ignorar, certo? Assim, pense no iFood como uma solução para delivery e invista no crescimento de seu restaurante!

O texto foi interessante para você? Para acompanhar as novidades em delivery, receber dicas e estratégias de sucesso, não deixe de seguir nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This