contratar de chef de cozinha

Você sabe como contratar um chef de cozinha e o que deve ser considerado para a sua escolha? Um bom profissional que comande a sua cozinha, tem influência direta com a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, no seu faturamento. O chef é a mais alta ocupação entre os cargos desta área.

Tudo o que entra e saí da cozinha precisa passar pelo chef, então, além de entender as diferenças com relação ao cozinheiro, é preciso ter bastante cautela na contração. Para lhe ajudar nessa, preparamos este artigo com as principais atribuições de um chef e o que avaliar para encontrar o melhor. Confira!

Quais são as funções de um chef de cozinha?

Muito se engana quem pensa que o chef de cozinha só tem a função de mandar nos cozinheiros e vigiar o que eles fazem. As atribuições desse profissional fazem jus à toda formação e experiência que é necessária para ter esse cargo no currículo.

O chef é o profissional responsável pelo funcionamento adequado e eficiente da cozinha de um estabelecimento, de maneira que a satisfação dos clientes e a perfeição de cada prato entregue sejam as principais metas. Portanto, ele é a peça chave e autoridade máxima dentro dessa área do seu restaurante.

Para isso, o chef de cozinha é quem planeja cada etapa de um prato, desde a harmonização de ingredientes e temperos até os passos para execução. Isso faz com que cada opção do seu menu seja padronizada, impedindo que o cliente tenha uma experiência diferente daquela que foi planejada. A qualidade dos produtos que entram na cozinha e os métodos de cozimento também são definidos e supervisionados pelo chef, que gerencia toda uma equipe de cozinheiros.

Afinal, o que diferencia um chef de cozinha de um cozinheiro?

Além de aprender a como contratar um chef de cozinha é preciso, antes, entender o que difere esse profissional dos demais que também atuam em uma cozinha.

Ao contrário do que muitos pensam, o chef de cozinha também coloca a mão na massa. Mas, há uma diferença entre os cozinheiros: o chef é aquele que tem formação acadêmica, prática e teórica para atuar nessa área, seja cozinhando, planejando e elaborando os cardápios.

Em alguns casos, esse profissional não tem formação acadêmica, mas, para isso, é preciso que a experiência se sobressaia após anos de trabalho duro.

Para esse gerenciamento de equipes e elaboração de pratos, normalmente, um chef determina uma tendência gastronômica com que mais se identifica, podendo ser, por exemplo, a cozinha italiana, contemporânea, vegana ou minimalista.

Já o cozinheiro, que futuramente será o chef, precisa executar aquilo que foi planejado pelo chef, bem como preparar, separar, cortar e organizar todos os produtos e ingredientes que serão utilizados em cada preparo.

Qual é a importância de contratar um chef profissional?

Como dito, o chef de cozinha é aquele que comanda a equipe de cozinheiros e planeja cada detalhe de tudo aquilo que compõe o cardápio de um restaurante. Diante disso, esse profissional tem sido cada vez mais requisitado no mercado, pois, com ele, é possível ter mais organização, agilidade, qualidade e padronização nos pratos e bebidas que são disponibilizados.

Com isso, o serviço oferecido aos seus clientes acaba sendo superior aos estabelecimentos que não tem um bom chef e, consequentemente, a satisfação do seu público é refletida pela melhora na oferta de consumidores e aumento nos lucros do seu negócio.

Além disso, a importância de contratar um chef qualificado para comandar a sua cozinha está em aspectos como: a disponibilização de opções atrativas e totalmente exclusivas para o seu público.

Powered by Rock Convert

Como contratar um bom chef de cozinha?

Para contratar um chef de cozinha é importante ter em mente que alguns dos aspectos que devem ser avaliados são os mesmos de qualquer outro tipo de profissional, como o currículo, competência, experiências e o comprometimento.

Para entender como contratar um chef de cozinha, confira o passo a passo que preparamos para ajudar na sua escolha.

1. Peça indicações

O primeiro passo para encontrar um bom profissional é pedindo indicações de pessoas que já tenham trabalhado ou que conheçam algum chef de cozinha. A experiência de outras pessoas com um funcionário auxilia, e muito, na sua contratação.

Afinal, é importante que você tenha uma boa relação e sinta que o chef é o adequado para o ramo do seu estabelecimento, sendo que por meio de indicações poderá conhecer particularidades mais específicas e os pontos positivos e negativos do profissional.

2. Avalie o currículo profissional

Seja por indicação, seja por recrutamento por meio de divulgação da vaga é preciso que você avalie o currículo do chef de cozinha. Nele poderá verificar se as experiências anteriores foram em bons locais, como é a formação do profissional bem como as tarefas que está habituado a exercer.

Outra dica de como contratar um chef de cozinha é, ao avaliar o histórico, entrar em contato com os estabelecimentos em que atuou, ou seja, buscar uma referência. Assim poderá entender o motivo do desligamento, o temperamento e modo de trabalho. Caso não tenha respostas satisfatórias, estará evitando dores de cabeça.

3. Solicite uma degustação

Por fim, uma etapa que não pode faltar na sua pauta para contratar um chef de cozinha, é o pedido de degustação. Por mais que a gastronomia tenha seus métodos e parte teórica que precisa ser respeitada pelos profissionais, o ato de cozinhar e planejar um prato também são tarefas muito pessoais de cada profissional.

Então, após se identificar com um chef por meio de indicações, entrevistas e avaliações de currículo, a degustação é a cereja do bolo para que você tenha certeza, ou não, de sua escolha. Afinal, pode acontecer de você se identificar com a personalidade de um chef, mas não sentir confiança ou agrado em seus pratos, ou vice e versa.

Para compreender como contratar um chef de cozinha é importante entender as atribuições desse profissional e alinhá-las às características do seu negócio. Além disso, é preciso ter uma boa relação e ssentir que você e o profissional tem algo em comum, pois, assim são evitados inúmeros problemas.

Para ficar por dentro de mais novidades e dicas que alavanquem o seu negócio, siga a nossa página no Facebook e acompanhe os nossos conteúdos!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This