Quer saber tudo sobre o overdelivery? Então acesse já o post e confira!

Não é novidade para ninguém que o delivery de comida é um dos mercados mais concorrido dos últimos anos. Isso faz com que os estabelecimentos que oferecem entrega domiciliar continuem inovando, entregando muitos mais do que foi esperado pelo consumidor. É nesse contexto que surge a estratégia de overdelivery, que veio para revolucionar a maneira de fazer delivery.

Pensando em otimizar a experiência do cliente no seu serviço de entregas? Saiba que você está no lugar certo!

Nós desenvolvemos este texto para explicar o que é overdelivery e dar dicas para aplicar essa estratégia no seu negócio. Então fique atento e confira o conteúdo completo!

Overdelivery: saiba do que se trata

Traduzido literalmente, overdelivery significa “entregar mais”. Quando colocado em prática, funciona com o empreendedor buscando ultrapassar as expectativas dos clientes, ou seja, incluindo algo na entrega que não era esperado, o que agrega valor ao serviço.

Essa estratégia, além de fidelizar os clientes, procura reduzir a taxa de abandono das compras, dando mais qualidade ao que as pessoas falam do seu negócio. Isso leva a toda uma cultura interna voltada para a satisfação no momento da compra, atraindo ainda mais clientes.

Todavia, para que dê certo, essa prática não pode ser realizada apenas uma vez. É necessário que todo o setor de atendimento esteja sempre engajado para surpreender o cliente, de forma constante. Assim, é importante traçar estratégias e persistir nelas, inclusive realizando alterações e atualização sempre que for preciso.

Overdelivery: confira alguns exemplos dessa prática

No geral, essa prática pode ser utilizada tanto em restaurantes físicos quanto em deliveries. Vale destacar que é necessário calcular os custos de cada estratégia, exatamente porque o interesse nelas está em aumentar os lucros propriamente ditos.

Assim, dependendo do tipo de empreendimento, dos pratos e do público-alvo, você pode determinar que brindes colocados junto aos pedidos podem ser uma boa estratégia. Isso também pode funcionar para cupons ou vales-desconto, que são uma ótima possibilidade de surpreender o cliente.

Outro ponto fundamental do overdelivery é a capacidade de agilidade na entrega, pois você não vai querer perder clientela pela demora dos pedidos, certo?

Além disso, a customização das embalagens é uma maneira de surpreender, sendo uma ótima prática, que explora os sentidos das pessoas. Nesse caso, é possível estimular amplamente a estética e o visual das embalagens para despertar emoções em quem realizou o pedido.

A estratégia das embalagens podem ir além da imaginação do cliente. Imagine transformar a própria embalagem em um brinde para uso doméstico ou em um brinquedo para as crianças? Também é possível fazer uma ligação entre as embalagens e as estratégias dos vales/cupons.

Overdelivery: 5 dicas de como implementar no seu negócio

Confira a seguir as principais dicas de como implementar o overdelivery no seu negócio!

1. Pense na experiência do cliente

O conceito de overdelivery já traz a ideia embutida de entregar mais do que apenas um pedido para otimizar a experiência do cliente. A estratégia em questão faz com que o cliente se sinta verdadeiramente importante para o restaurante.

Otimizar a experiência do cliente traz os benefícios de fidelização por meio do encantamento, diferenciando o seu estabelecimento da concorrência e, consequentemente, aumentando o lucro.

Isso porque, quando o cliente recebe mais do que havia solicitado, ele é capaz de identificar o diferencial do seu delivery. Portanto, utilize essa prática para garantir que o cliente retorne a pedir, levando à sua fidelização.

2. Personalize as embalagens

Personalizar as embalagens é uma ótima forma de investimento para fidelizar a clientela. Embalagens diferentes são capazes de causar no cliente a sensação de que o seu empreendimento está se esforçando para oferecer mais do que o comum.

Tenha a certeza de que os consumidores que solicitam pedidos online tornam a pedir caso o produto seja entregue em uma embalagem personalizada. Aí reside a importância do design para o fortalecimento da marca e a fidelização da clientela.

Além da questão do design, investir em embalagens com um material especial para conservar a temperatura do alimento e evitar o vazamento de molho é também uma boa solução para melhorar a experiência do cliente.

3. Envie brindes para os clientes

Enviar brindes, como copos personalizados ou ecobags, que são úteis no dia a dia, faz com que o cliente lembre e esteja sempre em contato com a sua marca. Oferecer brinquedos e passatempos para as crianças, caso isso tenha a ver com o seu público, também é uma ideia prática que não deixará o seu delivery passar despercebido.

Entretanto, lembre-se: nenhum desses brindes precisam ser muito caros, e eles devem ter o preço alinhado com o seu planejamento.

4. Diminua o tempo de entrega

O tempo de espera na entrega do pedido talvez seja uma das grandes insatisfações dos clientes de delivery. Isso porque nenhuma pessoa gosta de pagar por um serviço que leve mais de 40 minutos para usufruir — lembrando que esse é o tempo estimado para o delivery.

Assim, tempos de entrega prolongados comprometem muito a experiência do cliente e, caso isso aconteça, as chances de ele voltar a pedir algo com o seu estabelecimento se tornam reduzidas.

Portanto, fique atento ao seu estoque e o mantenha sempre organizado, além de procurar receber os pedidos de maneira automatizada. Agrupar os pedidos também é uma boa dica para reduzir o tempo de espera do delivery. Dessa maneira, o motoboy sairá para entrega com mais de um pacote.

5. Crie um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são estratégias que estão em alta, pois são uma forma de os clientes se sentirem recompensados, criando um vínculo ainda maior com o seu negócio. Essa prática também serve para que o cliente se lembre do seu restaurante, sendo uma maneira de incentivar o retorno dele.

Saiba que essa é uma poderosa ferramenta para captar clientes novos, sendo também uma estratégia para retê-los e aumentar o lucro do seu empreendimento. Para tanto, é possível utilizar desde os tradicionais cartões de papel até os vários tipos de programas digitais.

Você acabou de aprender o que é overdelivery, além de ter recebido dicas de como desenvolver a estratégia. Não se esqueça de que as práticas colocadas neste texto são capazes de otimizar a satisfação dos clientes, maximizando as vendas e garantindo que eles retornem.

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