
Promoção para atrair clientes é uma estratégia sempre válida para o seu negócio. Especialmente em dias de menor movimento, quanto mais você oferecer diferenciais para o seu público, maiores são as chances de atrair novas pessoas interessadas em comprar seus produtos e de fidelizar seus clientes.
Porém, assim como em qualquer outra ação, é essencial contar com um bom planejamento e identificar quais são as melhores práticas para obter resultados relevantes para o seu restaurante.
Pensando nisso, elaboramos este material para você entender a importância das promoções e as principais dicas que podem ser adotadas em uma empresa. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância de adotar promoção para atrair clientes?
Primeiro, traremos alguns dos principais tópicos que comprovam a importância de adotar promoção para atrair clientes. Confira!
Aumento do ticket médio
Vender mais é um objetivo de grande parte dos negócios. Porém, vender mais e aumentar o ticket médio é um diferencial desafiador para um restaurante.
Ao adotar promoções, além de atrair mais clientes, você tem a oportunidade de criar combos que contribuem para o cliente consumir mais e, consequentemente, aumentar o ticket de seu empreendimento.
Contribui para vendas de produtos com baixo fluxo
Se você identificou que algum prato tem baixo fluxo de vendas, as promoções podem ser um fator impulsionador para que tenha mais saída. Se o preço for atrativo ou se ele estiver incluso em um combo com outro produto que seja o queridinho entre os seus clientes, as chances de esse item estar entre os destaques de venda aumentam.
Atração e fidelização
Não podemos deixar de mencionar sobre a atração e fidelização de clientes proporcionada pelas promoções. A partir do momento que você oferece condições especiais, mais pessoas interessadas tendem a comprar em seu restaurante.
Com um bom preço, bom atendimento e qualidade do que é oferecido, há fidelização, o que impacta a redução de custos com o marketing e traz a possibilidade de disseminar a divulgação boca a boca (quando os próprios clientes indicam seus produtos e serviços).
Promoção para atrair clientes: quais adotar?
Agora que já sabe os diferenciais das promoções, vamos apresentar algumas dicas para você atrair e fidelizar clientes. Confira!
Primeiro, faça um planejamento
Antes de apresentarmos as ideias, não podemos deixar de ressaltar sobre a necessidade de contar com um bom planejamento e identificar quais são os seus objetivos quanto às promoções.
Se é um período de menor movimento, entenda se o intuito é o de justamente aumentar as vendas ou de apenas atrair novos clientes. Se você não tem um foco bem direcionado, não há como metrificar se as ações trouxeram o retorno esperado.
Tenha programa de fidelidade e indicação
A primeira ideia é a adoção de um programa de fidelidade e indicação. Como o próprio nome diz, trata-se de uma estratégia de fidelização de consumidores que tem como objetivo oferecer vantagens por meio do acúmulo de pontos. Caso ele indique novos clientes, pode trazer mais pontos.
Entre as vantagens que podem ser oferecidas ao seu público, destacamos:
- descontos em novas compras;
- reserva gratuita;
- troca de pontos por produtos, entre outros.
Para adotar essa prática, trouxemos algumas dicas essenciais, como:
- tenha regras bem definidas para alinhar as expectativas;
- utilize o programa de fidelidade para divulgar novos pratos do seu restaurante;
- não deixe o cliente esquecer dos pontos já acumulados;
- cuide da divulgação, entre outros.
Faça combos
Combos, como vimos, são uma ótima opção para aumentar o ticket médio do seu restaurante e atrair novos clientes. Para fazer essa estratégia, de fato, proporcionar um retorno relevante ao seu negócio, indicamos que crie um cardápio sazonal de promoções, especialmente em períodos comemorativos.
Exemplo: na segunda, na compra de um sanduíche, leve um refrigerante. Na terça, na compra de um prato, ganhe a sobremesa. Além disso, ofereça descontos, principalmente, em horários de pouco movimento, pois vai contribuir para que mais pessoas se interessem em frequentar o empreendimento nesses períodos.
Também é indicado haver combos especiais para quem faz aniversário: basta apresentar a identidade comprovando a data. Como diferencial, essa estratégia contribui para que o aniversariante leve alguns acompanhantes que vão pagar integralmente, o que permite um aumento de vendas e atração de mais clientes.
Produto em dobro
Em períodos de menor movimento, também é indicado que ofereça produtos em dobro. Porém, para trazer essa estratégia ao seu negócio, é essencial entender quais são as necessidades de seu restaurante, quais são as possibilidades de orçamento e os produtos com melhor custo-benefício, de modo que, ao oferecer em dobro, as finanças não sejam impactadas.
Desconto para primeiro pedido
Com o objetivo de atrair novos clientes, você ainda tem a possibilidade de oferecer um desconto especial para o primeiro pedido. Exemplo: para novos clientes que solicitarem o delivery no aplicativo, existirá um desconto de R$ 10 para pedidos acima de R$ 25. Ou, ainda: para novos clientes, desconto de 10% em todo o pedido.
Desconto para o segundo produto
Também há a possibilidade de oferecer desconto no segundo produto: “na compra de um sanduíche, ganhe 20% de desconto no segundo”. Essa é mais uma oportunidade de aumentar o ticket médio, uma vez que a pessoa vai ser incentivada a consumir mais.
Descontos para clientes ausentes
Se você conta com um aplicativo próprio que permite ter um mailing de seus clientes, faça um levantamento daqueles que não fazem pedido há algum tempo. Assim, há a possibilidade de oferecer descontos para que eles retornem a fazer solicitações, especialmente em períodos de menor movimento.
Com todas essas ideias, você vai elevar as chances de sucesso em seu restaurante, ainda mais para aumentar o número de pedidos em períodos de baixo movimento, tudo para conseguir alcançar mais lucratividade.
E então, o que achou dessas dicas de promoção para atrair clientes? Como dissemos, o ideal é que conte com um bom planejamento, tenha um objetivo claro e sempre metrifique seus resultados. Dessa forma, será possível aprimorar continuamente suas estratégias de atração e fidelização.
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