aumentar as vendas do seu restaurante

Seu restaurante está meio parado? Você precisa pensar em estratégias para aumentar as vendas do seu restaurante, mas não sabe o que fazer? Então, este artigo é para você!

Nós elaboramos uma lista com as melhores dicas para que você saiba como aumentar as vendas do restaurante, sobretudo em tempos de crise econômica, e garantir uma alta lucratividade. Tudo isso pode ser feito facilmente, desde que haja dedicação para o desenvolvimento das ações, que devem ser vistas como algo importante e que não pode ficar para depois.

Ficou curioso em como proceder? Então, siga a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo!

Divulgue o seu negócio nas redes sociais

Estar presente no Instagram e no Facebook é fundamental para os restaurantes que desejam aumentar as vendas. Essa realidade se deve ao fato de essas mídias digitais serem extremamente visuais, ou seja, um prato cheio para que as pessoas se encantem com belas fotos dos seus pratos.

Além disso, você pode fazer sorteios e promoções exclusivas para os seus seguidores nas redes sociais. Outro ponto que pode ser trabalhado nessas estratégias é o horário das publicações. Assim, se você serve almoço, por exemplo, pode fazer um post próximo ao meio-dia, com o cardápio do dia, pois isso fará com que as pessoas sintam vontade de ir até o seu restaurante.

Outra vantagem desse tipo de mídia é que você pode segmentar o público por faixa etária, sexo ou gosto, deixando os posts ainda mais assertivos.

Proporcione treinamentos para a sua equipe

De nada adianta você ter um bom relacionamento com os seus clientes nas redes sociais, se a boa experiência não se repetir quando o cliente visita o restaurante. Afinal, a comunicação precisa ser padronizada em todos os canais do estabelecimento para que haja coerência e bons resultados.

O bom atendimento pode ser garantido se você proporcionar treinamentos a garçons, atendentes, caixas e todos os colaboradores do restaurante, que devem estar sempre prontos para receber bem e atender com qualidade todas as pessoas que forem até o local.

Crie programas de fidelidade

Você pode criar programas de fidelidade que estimulem os clientes a voltarem até o seu restaurante em outras oportunidades, de modo que seja efetivada uma rede de consumidores fiéis no local.

Os programas de fidelidade podem ser simples, como cartões que recebem um carimbo cada vez que a pessoa compra no restaurante. Assim, quando uma quantidade X de compras for efetivada, o cliente pode ganhar um brinde ou prato gratuito.

Aposte em atrações no estabelecimento

Você pode impulsionar o seu negócio apostando em boas atrações no seu restaurante. Convide músicos, cantores, bandas, mágicos ou comediantes de stand up para que façam apresentações durante o horário de funcionamento do local.

Essas atrações chamam a atenção do público e podem fazer com que o seu restaurante atraia um outro tipo de público: pessoas que gostam de apreciar uma boa atração artística de talentos locais enquanto fazem uma boa refeição.

Mude a decoração do seu restaurante

Se o seu restaurante estiver com uma decoração muito antiga ou desgastada, investir em uma mudança de decoração pode ser uma boa ideia para atrair mais clientes para o estabelecimento.

Mesmo que você não tenha dinheiro para investir em decoração, com pouca verba poderá fazer muito. Uma simples pintura em uma parede e o reposicionamento de móveis pode otimizar o espaço e chamar a atenção para que mais pessoa vão até o restaurante.

Tenha um site responsivo

Ter um site otimizado com estratégias de SEO para que as pessoas encontrem o seu restaurante quando fizerem buscas no Google é muito importante nos dias atuais.

Para que isso aconteça, você pode investir em marketing de conteúdo, com o seu site tendo um blog ou seção de notícias, em que podem ser postadas informações e artigos que sejam de interesse do seu público.

Além disso, recomenda-se um site responsivo, ou seja, que se adapta a qualquer tamanho de tela. Assim, mesmo quando acessado em um celular pequeno, o usuário terá uma boa experiência no site.

Ofereça pratos especiais em cada dia

Uma boa ideia para atrair mais clientes para um restaurante é criando um calendário de ofertas para cada dia da semana. Assim, um cliente que almoça ou janta no seu restaurante por um valor diferenciado na segunda-feira, pode provar outro prato no dia seguinte, evitando a repetição.

Essa é uma boa prática, tendo em vista que as pessoas gostam de variar os pratos que consomem durante a semana.

Tenha uma identidade visual bem desenvolvida

É importante que o cardápio, uniforme dos colaboradores, site, páginas nas redes sociais, entre outros materiais gráficos possuam um padrão de tipografia, cores e elementos visuais.

Para que isso aconteça e chame a atenção do público para comprar no restaurante, deve-se desenvolver um manual de identidade visual, juntamente a um designer. Desse modo, sempre que você for produzir um novo material, poderá enviar esse manual para a gráfica, confecção ou empresa que produzirá esses itens para você.

Tenha um aplicativo de delivery on-line

Com um aplicativo de delivery on-line com a sua marca, desenvolvido especialmente para o seu restaurante e com a sua identidade visual como mote, alcançar o sucesso de vendas de um restaurante ficará ainda mais fácil.

Com um aplicativo, você pode centralizar todas as formas de recebimento de pedidos, seja por site, redes sociais ou no próprio app. Isso fará com que a sua equipe prepare os pratos rapidamente e de maneira organizada, evitando erros e garantindo o bom atendimento.

Os aplicativos de delivery podem ser utilizados em smartphones iOS e Android, ocupando pouco espaço nos dispositivos dos clientes, que poderão fazer os seus pedidos de forma rápida e prática, em qualquer local em que estiverem.

Se você seguir essas dicas básicas, certamente obterá sucesso ao traçar uma estratégia para aumentar as vendas do seu restaurante. E, conforme dito, uma das principais ações para vender mais é por meio do app. Por isso, recomendamos a leitura do nosso artigo “5 motivos para ter um aplicativo delivery com foco no cliente”. Temos certeza de que a leitura será muito útil para você. Não deixe de conferir!

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