
A pandemia do coronavírus é uma situação muito complexa, que afeta pessoas e empresas no mundo todo. Agir com cautela, tomando cuidados para prevenir a propagação do vírus, é muito importante. Considerando que a escolha pela entrega de comida em casa dobrou desde o começo do ano, os restaurantes têm um papel fundamental na crise.
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Cabe aos restaurantes que trabalham com delivery manter o atendimento à população, aproveitar as oportunidades para gerar emprego e renda e também cuidar da saúde e bem-estar de todos os envolvidos. É possível fazer a entrega de comida de forma segura e responsável, seguindo procedimentos recomendados para a situação.
Quer garantir a segurança e prevenir a propagação do coronavírus no delivery? Veja como fazer a seguir!
Siga os protocolos de segurança
Quem trabalha com alimentos já usa muitas regras de higiene e segurança, que ficaram ainda mais importantes na pandemia. É importante seguir todas as normas técnicas para o preparo e o manuseio de alimentos. Em caso de dúvidas, é essencial buscar assessoria especializada no assunto, visando ao cumprimento das normas técnicas.
A falta de respeito às normas criadas para combater o coronavírus pode causar, até mesmo, o fechamento do restaurante. Por isso, invista em conhecer e seguir as normas básicas, mas também as medidas emergenciais criadas pelas autoridades locais. A pandemia é dinâmica e cada fase traz necessidades diferentes. É importante observar as normas de restrição e retomada, para que todos possam usufruir dos avanços no enfrentamento da doença.
Os protocolos de segurança existem para maior segurança de todos. Apesar de parecer uma lista infinita de procedimentos, são práticas testadas e aprovadas, que mantêm o nível de confiabilidade dos alimentos produzidos no seu restaurante. Por isso, na pandemia e em qualquer outra época, invista na conscientização de todos, para que os protocolos sanitários sejam seguidos à risca.
Use EPIs
O coronavírus é altamente contagioso e pode ser transmitido, inclusive, por pessoas que aparentam estar bem de saúde. Por isso, todos os envolvidos na operação do restaurante devem usar os equipamentos de proteção contra o vírus. Isso se aplica aos funcionários da cozinha, limpeza, atendimento, entregadores terceirizados e até mesmo aos fornecedores que visitam o restaurante.
Exija o uso de máscaras, luvas e a lavagem das mãos ou higienização com álcool em gel durante todo o trabalho. A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) criou uma cartilha de boas práticas para serem seguidas durante o período de contaminação pelo coronavírus. Vale a pena consultar o documento e seguir as recomendações de equipamentos e procedimentos de segurança!
Higienize o estabelecimento
Todo o restaurante deve ser limpo e higienizado com frequência. Os melhores produtos para essa tarefa, de acordo com as autoridades, são água, sabão, água sanitária e álcool acima de 70%. Por isso, há substâncias eficientes e baratas para combater a propagação do coronavírus.
Escolher substâncias eficientes é importante, mas não será de grande ajuda se a limpeza não for feita constantemente. Reforce a higienização das superfícies, locais de preparo de alimentos e do estoque. Ao receber produtos, higienize tudo antes de guardar.
Preste atenção às embalagens e à forma de manuseio dos alimentos, desde a chegada no restaurante até a entrega ao cliente. Siga orientações de pesquisadores e especialistas, pois elas são valiosas para maior prevenção. Essa é a melhor maneira de aumentar a segurança nas entregas de comida durante a pandemia.
Compre produtos de boa qualidade
Só neste ano, a Anvisa já cancelou o registro de mais de 70 produtos que alegavam ser desinfetantes, sem ter o registro de comprovação de eficácia para esse fim. Por isso, ao adquirir produtos de limpeza para a higienização do restaurante, não pense apenas no preço.
Use fornecedores qualificados, com registro na Anvisa, que forneçam informações completas sobre a formulação e a eficácia dos produtos. É melhor gastar um pouco mais e ter certeza de que o restaurante está realmente seguro do que ter surpresas desagradáveis depois.
Tenha atenção ao embalar
Apesar de o risco de infecção por contato com embalagens ser pequeno, a maioria dos consumidores se preocupa com a apresentação dos produtos do delivery e considera importante a preocupação com a higiene das embalagens. Por isso, a embalagem é um dos grandes pontos de atenção na entrega de comida durante a pandemia.
Os alimentos devem ser acondicionados em embalagens bem seladas, que permitam a higienização pelos clientes. Além disso, o contato do entregador com os alimentos deve ser o mais restrito possível, sendo recomendável utilizar pacotes descartáveis sobre as embalagens dos produtos.
Incentive pagamentos on-line
Quanto menor o contato entre pessoas, melhor. A manipulação de cédulas e moedas já era um item combatido nas entregas, mas, com a pandemia, a tendência é ir além. Agora, a principal estratégia dos restaurantes delivery para reduzir o contato pessoal e os objetos compartilhados é investir no pagamento on-line.
Há muitas formas de oferecer esse tipo de pagamento aos clientes, tanto por aplicativos de terceiros como por sistemas próprios. Uma maneira de incentivar a adoção do pagamento remoto pelos clientes é oferecer vantagens, como pontos e cupons de desconto, para quem comprar com pagamento on-line.
Invista em comunicação
Combater a propagação do coronavírus é um dever de todos. Por isso, invista na conscientização de funcionários, entregadores e clientes. As orientações básicas para qualquer pessoa, que podem ser divulgadas pelo seu restaurante, são:
- não sair de casa e evitar contato com qualquer pessoa se estiver apresentando sinais de infecção pelo coronavírus;
- sempre que sair de casa, inclusive para buscar uma entrega no portão, usar máscaras e praticar o distanciamento social;
- adotar medidas de higiene, como lavagem constante das mãos, uso de álcool em gel e higienização de embalagens e superfícies.
A entrega de comida é uma das alternativas mais populares entre os consumidores que estão praticando o distanciamento social para combater o coronavírus. Por isso, os restaurantes têm uma ótima oportunidade de se consolidar no mercado de delivery durante a pandemia, desde que se dê a devida atenção aos protocolos de saúde e segurança divulgados pelas autoridades. É possível trabalhar de forma responsável. Seguir as dicas deste artigo é um bom começo para quem quer reforçar os cuidados e manter a atividade do restaurante.
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