Veja quais são os direitos do consumidor delivery – Blog da Neemo

O delivery vem avançando bastante no setor de serviços, e quem trabalha na área deve ficar por dentro dos direitos do consumidor. Restaurantes que desejam obter o máximo resultado de vendas precisam saber muito a respeito desse assunto, e você não pode perder a oportunidade de aprender mais sobre isso.

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Confira nosso texto e descubra agora os principais tópicos da área para conseguir oferecer uma melhor qualidade nas entregas do seu negócio!

O que os direitos do consumidor falam sobre delivery?

Caso você esteja um pouco por fora, saiba que o delivery, ou entrega domiciliar, é um serviço como qualquer outro, sendo aparado também pelo Código de Defesa do Consumidor. Assim, o cliente apresenta o direito de que se cumpra a oferta do seu restaurante, da maneira adequada ao serviço ofertado e prestado. Isso quer dizer que, se a entrega não estiver em boas condições, configura-se má prestação de serviço e descumprimento da oferta.

O mais comum é que, em situações nas quais o consumidor não é bem atendido pelo serviço de delivery, ele tenha o direito de exigir um desconto proporcional ao preço dispendido ou mesmo cancelar o próprio pedido sem que haja o devido pagamento. Além disso, o cliente ainda tem o direito de exigir o cumprimento obrigatório do serviço. Por exemplo, nos casos em que a comida chega fria, ele pode solicitar que outra entrega seja feita em condições melhores.

Existem pessoas que preferem passar menos estresse do que exigir o cumprimento da lei, principalmente pela quantia baixa de dinheiro que foi utilizada. De qualquer maneira, para que um direito se faça valer, é necessário que todos os cidadãos saibam o que o Código de Defesa do Consumidor tem a dizer sobre o assunto. Avaliar o custo-benefício de acionar a justiça nesses casos depende da situação de cada pessoa. Inclusive, ela pode preferir receber um novo pedido.

Ainda que o cliente aceite a refeição fora do que foi ofertado inicialmente ou que opte por escolher outro estabelecimento, é muito importante que ele entre em contato com o fornecedor para falar sobre o que aconteceu e informar que preferiu não fazer valer os seus direitos para evitar estresse. Essa atitude demonstra conhecimento sobre a defesa do consumidor e pode até chegar a fazer com que o restaurante mude a postura adotada.

Quais são os principais direitos do consumidor de delivery?

Agora que você sabe que o serviço de delivery também contempla o Código de Defesa do Consumidor, fique por dentro dos principais direitos que seus clientes têm quando você oferece entregas domiciliares. Confira!

Respeito ao tempo da entrega

Respeitar o tempo de entrega do pedido é um dos principais direitos do consumidor de delivery, sendo esse o maior motivo de reclamações contra os restaurantes. O seu estabelecimento tem a obrigação de informar a previsão de entrega da comida ao cliente, que declarará estar ciente do que foi combinado.

No momento em que o consumidor perceber que o tempo estimado foi ultrapassado, ele deve entrar em contato com o fornecedor e, caso queira, recusar o pedido ou aceitá-lo sem realizar o pagamento.

Nesses casos, é importante que o cliente seja capaz de reunir argumentos para provar o ocorrido, como o nome de quem realizou o atendimento e, sobretudo, o horário do pedido. Em smartphones, é possível registrar essas informações por meio de imagens da tela do dispositivo.

Recusar o pedido caso haja diferença entre o que foi solicitado

O consumidor tem o direito de recusar o pedido caso existam diferenças entre o que ele recebeu e o que solicitou, mesmo que seja apenas a falta de um elemento, a baixa qualidade da comida ou a sua respectiva temperatura. Assim, é indicado que o cliente comunique o estabelecimento e colabore para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

A solução desse problema pode ser o recebimento de outro produto ou o cancelamento do pedido, sem que existam despesas para o consumidor. Para você, dono de estabelecimento, é importante verificar os pedidos antes que o entregador saia.

Exigir outra entrega caso o produto esteja em más condições

Seus clientes têm o direito de serem reembolsados caso a comida esteja em más condições de consumo. Eles podem exigir de maneira fiel aquilo que foi ofertado. Assim, se você descumprir a oferta, existe a possibilidades de o cliente solicitar outro pedido com as mesmas características.

Então, fique esperto e apenas ofereça alimentos frescos e em boas condições de consumo para evitar esse tipo de problema, além de outros relacionados à saúde dos clientes e à vigilância sanitária.

Restituição imediata em caso de divergência em relação ao que foi anunciado

Restituir o valor pago pelo pedido é uma obrigação dos restaurantes quando eles enviam algo que difere dos anúncios. Isso vale para qualquer tipo de diferença que exista entre a entrega realizada e o que você oferece. Esteja atento e seja honesto para proporcionar uma experiência agradável aos seus clientes. Além disso, mais uma vez, não se esqueça de fiscalizar os produtos antes de eles saírem para a entrega.

Realizar reclamações

O consumidor tem o direito de registrar qualquer descontentamento em canais como o Procon e o Reclame Aqui. Quando realizado esse procedimento, ele deve comunicar somente as falhas ocorridas no serviço de delivery prestado. Isso evita mal-entendidos com o fornecedor, principalmente nas redes sociais, fato que pode trazer problemas ao próprio cliente. Saiba que, em casos extremos, o consumidor pode acionar a Justiça por danos morais.

Se você é um dono de restaurante que não sabia sobre os direitos do consumidor no setor de delivery, agora está pronto para oferecer um serviço de maior qualidade. Não se esqueça de que existem órgãos de proteção do consumidor que fazem valer todos esses direitos e que os seus clientes podem acionar o Procon e mover ações se eles se sentirem lesados por danos morais e materiais. Acredite, os consumidores estão cada vez mais exigentes, e empresários como você devem buscar por mais conhecimento para conseguirem acompanhar o fluxo de mercado.

Gostou de aprender sobre direitos do consumidor no setor de delivery? Deixe um comentário abaixo e mostre que você é engajado!

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