Descubra tudo sobre chatbot para restaurantes e conheça suas vantagens
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Os chatbots deixaram de ser tendência e se tornaram uma necessidade para empresas que visam um maior alcance em seus canais digitais. São ferramentas de autoatendimento que podem ser desenvolvidas com inteligência artificial ou por árvore de decisão. Uma grande vantagem que esse tipo de ferramentas de comunicação oferece para a empresa é a possibilidade de integração com as principais redes sociais, o que permite a criação de estratégias de atendimento omnichannel.

O chatbot para restaurante ganhou um impulso muito grande no início da pandemia, quando as pessoas ficaram mais em casa, aumentando a demanda por delivery. Mesmo com a retomada das atividades, os benefícios dos chatbots continuam sendo utilizados pelos gestores, pois são ferramentas que, além do atendimento, permitem a criação de boas ações de marketing, automação de programa de fidelidade e de mapeamento de mercado com a centralização de dados.

Neste post, vamos entender os benefícios que o chatbot traz para os restaurantes e em que situações é possível utilizá-los. Confira!

Quais são os benefícios de contar com chatbot para restaurante?

A nova geração de consumidores, os nativos digitais, são dinâmicos, gostam de autonomia e estão em busca de respostas rápidas para as suas solicitações. Quando o restaurante utiliza um bom chatbot em seus atendimentos, está preparado para responder às demandas desse público, além de obter outros benefícios. Veja abaixo os principais.

Possibilita um maior entendimento das demandas do mercado

Os dados estão entre os maiores ativos das empresas que verdadeiramente migraram para a transformação digital. Uma das maneiras de obter dados valiosos, de forma direcionada, é por meio de um chatbot que esteja integrado a um CRM ou outro tipo de sistema de gestão. 

Ao coletar os dados dos clientes em tempo real, é possível avaliar as demandas de mercado, identificando oportunidades que dificilmente seriam mapeadas se esse tipo de análise. Uma simples pesquisa no final de um atendimento ou consulta ao cardápio digital pode mudar as perspectivas do restaurante que poderá inserir ou retirar itens do menu.

Disponibilidade 24/7

Lembra do tempo em que as empresas faziam atendimento em horário comercial? Pois esse tempo acabou! É lógico que o restaurante tem hora para abrir e para fechar, mas com as ferramentas digitais, os clientes podem fazer consultas, preencher cadastros, acessar cardápios e muitas outras coisas fora do horário de funcionamento da empresa. 

É possível, por exemplo, planejar o jantar ou almoço do dia seguinte e fazer a reserva a qualquer hora. É uma excelente maneira de expandir a atuação do restaurante, não apenas com um site ou rede social, mas oferecendo uma maneira do cliente resolver o que necessita de forma autonomia, via chat, sem que a empresa precise pagar funcionários extras.

Contribui para a redução de custos

O atendimento ao cliente é um dos pilares e um mundo em que o cliente está em contato direto com a empresa, sem intermediários. Ao contar com os chatbot bem estruturados, o restaurante consegue filtrar as mensagens que vão chegar ao atendimento humano, permitindo que problemas que possam ser resolvidos de forma autônoma, sejam solucionados no atendimento automático. Com isso, a necessidade de gastar com atendentes para o digital reduz-se consideravelmente.

Como o chatbot pode ser utilizado no restaurante?

Agora que já entendemos os benefícios de utilizar o chatbot no restaurante, vamos entender em que estratégias ele poderá ser utilizado e como. Confira!

Gerenciamento de reservas e pedidos

O primeiro uso do chatbot para restaurante não poderia ser outro, os pedidos. O cliente entra no chat e escolhe o que quer comer, escolhendo também a forma de pagamento e inserindo cupons de desconto, tudo isso de forma autônoma, como se estivesse em contato com um atendente humano. É possível também fazer reservas e pedidos de forma 100% online, sem a necessidade de aguardar em filas ou ter que esperar um atendente humano para concluir a sua demanda. 

O melhor de tudo é que esse chatbot poderá ser implementado em todos os canais digitais do restaurante, seja no site, app nativo e nas redes sociais, para que o consumidor possa utilizar o meio mais fácil para ele no momento em que mais precisa. Dessa maneira, reduz o risco de desistência e indecisão, afinal, a solução estará sempre na palma da mão.

Faça indicações de acordo com as preferências dos clientes

Quem nunca entrou em um menu digital de um restaurante ou em um app de entrega e ficou “zapeando” sem saber o que escolher. Com o chat estruturado em árvore de decisão é possível indicar as melhores opções do cardápio de acordo com as preferências do cliente.  

Há uma diferença grande entre o cliente entrar em um cardápio digital e ficar olhando fotos e descrições de pratos aleatórios e entrar em um chat que pergunta o que ele quer comer. O chat ajuda restringindo as opções de acordo com o segmento, massas, carne, peixe, saladas, sobremesa, etc.

Assim, reduz a margem de indecisão ao mesmo tempo que colhe dados para entender o comportamento do cliente de forma individual e em grupo, de acordo com a segmentação — região onde mora, idade, perfil, hábitos, etc. Quanto mais dados e capacidade de análise o restaurante tiver, melhores são as recomendações.

Monitore os feedbacks dos clientes

A boa análise do pós-venda pode ser crucial para o sucesso de uma empresa e os chatbots podem ser utilizados para isso também. Essa estratégia pode ser utilizada por meio de pesquisas simples como o NPS, que permite que o consumidor avalie um serviço ou produto dando nota de 0 a 10. Assim, é possível entender a porcentagem de clientes fidelizados, os detratores e os neutros. 

A vantagem é que, com o chatbot, essa avaliação pode conduzir o cliente a dar mais opinião e a ajudar mais ainda a empresa o restaurante a melhorar os seus processos, seja em relação ao atendimento, ao tempo de entrega ao cardápio, etc.

Contribui para aumentar a popularidade dos programas de Fidelidade

Os programas de fidelidade são estruturados com 2 objetivos principais: o primeiro é tornar o cliente fiel, fazendo com que ele priorize o seu restaurante. O segundo é obter dados desses consumidores, sempre com autorização e respeitando a LGPD

A grande vantagem da utilização dos chatbots para esses programas está na possibilidade de automação, afinal, nem sempre o cliente está disposto a preencher formulários ou a dar informações em um momento em que ele quer jantar, almoçar ou confraternizar. 

O chatbots desburocratiza esse processo, pois o cliente pode aderir ao programa de fidelização e ler o regulamento no momento em que for melhor para ele, com mais calma, sem que pareça uma imposição.

Como vimos, a boa utilização do chatbot para restaurante pode contribuir e muito para o crescimento de seus negócios. Para isso, é importante contar com parceiros especializados, como o Neemo. Temos o app personalizável que colocará de vez o seu restaurante na transformação digital. 

Uma plataforma completa que, além do chatbot, permitirá que você trabalhe com web delivery, disponibilize pedidos via WhatsApp, faça integração com Facebook, disponibilize um app nativo personalizado de acordo com identidade visual de sua empresa, permita que o cliente consiga ver o status da entrega, faça pagamento online, pedidos na mesa via QR Code, agendamentos e muito mais.

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