
Os hábitos dos consumidores nas cidades têm se alterado e cada vez mais incorporam a tecnologia. Nesse contexto, os aplicativos para pedidos de delivery são cada vez mais utilizados. Entender como se cadastrar no iFood e vender pelo aplicativo é o primeiro passo para trabalhar no ramo. Essa é uma estratégia adotada por muitos restaurantes, tanto para complementar o faturamento quanto para ampliar a atuação.
Os restaurantes devem aproveitar os clientes das plataformas populares para aumentar sua participação no mercado. Por isso, vender no iFood é uma das formas de se consolidar no ramo.
Quer entender melhor como funciona essa plataforma e as vantagens de se afiliar a ela? Continue a leitura deste artigo!
O que é iFood?
O iFood é um aplicativo de intermediação de entregas que está no mercado desde 2011. Atualmente, já se consolidou como um dos favoritos dos consumidores para pedir delivery de comida, bebidas e até mesmo compras em mercados e mercearias. Com o crescimento das compras on-line e do uso dos serviços de entrega, o iFood cresce anualmente e se tornou referência no setor.
Quais são as vantagens de usar o iFood para delivery?
As vantagens de usar um serviço como o iFood são diversas, especialmente para quem está começando e ainda não tem clientes fidelizados. Veja a seguir quais são as oportunidades para os restaurantes!
Visibilidade
O iFood é o aplicativo de delivery mais usado entre os consumidores. Assim, quem é afiliado a ele atinge um público muito grande. É bastante provável que a maioria dos potenciais clientes de seu restaurante tenham o aplicativo instalado e utilizem a plataforma para fazer pedidos.
Como o cadastro do restaurante já vai fazer a segmentação por área de atuação, itens vendidos, tempo para entrega e meios de pagamento, os clientes que chegam pelo aplicativo preenchem os requisitos básicos para fazer o pedido. Por isso, vender no iFood cria a oportunidade de se destacar e apresentar seu cardápio para pessoas com grande potencial de se tornarem clientes.
Fácil implantação
Como a solução é desenvolvida pelo iFood, o restaurante só precisa se cadastrar e já terá uma ferramenta disponível para gerenciar os pedidos. Assim, começar a trabalhar é rápido e exige pouca estrutura tecnológica.
Segurança
O iFood conta com sistemas de segurança tanto para a seleção de entregadores quanto para a gestão de pagamentos feitos pelo aplicativo. Com isso, o restaurante assegura sua remuneração e se mantém livre de problemas com o pagamento das entregas.
Aumento das vendas
Com o uso de aplicativos como o iFood, o restaurante pode aumentar as vendas, pois o app indica novos clientes. Assim, usar um aplicativo tão popular entre os consumidores acelera o crescimento das vendas, sendo uma ótima estratégia para quem está começando ou precisa de mais movimento.
Como se cadastrar para vender no iFood?
Aprender como se cadastrar no iFood é muito simples. Para começar, veja os requisitos:
- seu restaurante deve ser regular, ou seja, ter um número de CNPJ;
- conexão disponível para trabalho, rápida e estável;
- ter equipe de entrega própria ou decidir usar os entregadores da rede;
- organizar a logística, o estoque e o atendimento para cumprir o tempo estimado de entrega.
Com tudo organizado, basta acessar o site do iFood e selecionar o menu superior “Restaurante”. Nesse menu, você encontrará um formulário de cadastro, que deve ser preenchido com todos os dados do seu negócio. Também deve indicar se usará logística própria ou o serviço dos entregadores do iFood.
Concluído o cadastro, o restaurante receberá as informações sobre os diversos planos disponíveis para sua região. Os valores e serviços variam de acordo com o plano escolhido.
Quando a assinatura for confirmada, a equipe do iFood entrará em contato para organizar a abertura do restaurante. Na próxima etapa, você fará o cadastro do cardápio para começar a trabalhar.
Quais as taxas cobradas no iFood?
O iFood trabalha atualmente com dois planos diferentes para restaurantes delivery, dependendo do uso dos entregadores da empresa:
- básico: esse é o plano para quem tem serviço de entrega próprio, com mensalidade de R$ 100 nos casos em que o faturamento mensal seja maior que R$ 1.800. A comissão cobrada pelo iFood é de 12% sobre o total dos pedidos. Caso seja feito o pagamento pelo app, há custo adicional de 3,5% sobre os valores cobrados on-line;
- entrega: quem usa os entregadores do iFood paga mensalidade de R$ 130 quando o faturamento passa de R$ 1.800. A comissão é maior, de 23% sobre os pedidos. Também incidirão os 3,5% de taxa para pagamentos on-line.
Quais as funcionalidades?
O iFood oferece algumas ferramentas de trabalho para quem se torna um restaurante parceiro:
- gestor de pedidos: é o módulo usado para gerenciar o recebimento e o despacho de pedidos na plataforma, permitindo confirmar ou rejeitar compras e verificar dados e informações necessárias para cumprir a encomenda;
- portal do parceiro: é a página para administrar o perfil do restaurante, cardápio, informações de pagamento e horário de funcionamento, além de fazer toda a gestão das vendas realizadas no iFood.
- aplicativo para parceiros: é uma versão mobile do portal, que oferece notificações, acompanhamento de pedidos, relatórios gerenciais e outras funcionalidades.
É importante salientar que as ferramentas de gestão do iFood são limitadas ao que é pedido dentro do sistema. Ou seja, se um cliente faz um pedido por telefone, WhatsApp ou outras formas de comunicação, seu restaurante precisará fazer esse gerenciamento em um sistema próprio. Por isso, buscar uma ferramenta que permita a integração de múltiplos canais de venda é a melhor alternativa para gerir seu negócio de maneira mais prática.
Saber como vender no iFood e quais são os benefícios que ele traz para o restaurante é fundamental para incorporar o aplicativo em sua estratégia de negócio. Descobrir como se cadastrar no iFood é um passo importante no processo, além de calcular as margens de lucro e custos operacionais do aplicativo. Dessa forma, seu restaurante amplia o alcance e se torna mais lucrativo.
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