
Buscar alternativas eficientes para fortalecer o seu negócio por meio da ampliação das vendas é sempre um fator a ser considerado. Nesse sentido, adotar o WhatsApp para lidar com os pedidos do seu restaurante pode ser uma ótima iniciativa e um exemplo de como manter seus clientes lado a lado e obter novos pedidos.
Para que a utilização deste aplicativo seja bem-sucedida, você deve manter uma boa organização em relação ao atendimento com a finalidade de fidelizar a sua clientela. Desenvolvemos este texto exatamente pensando em ajudar você a estruturar melhor a rotina relacionada aos pedidos por mensagem. Prepare-se para aprender como utilizar o WhatsApp a seu favor, evitando erros e otimizando o serviço oferecido pelo restaurante. Boa leitura!
Por que o WhatsApp está sendo cada vez mais utilizado para restaurante?
O mercado de delivery está investindo cada vez mais em marketing pelo WhatsApp exatamente porque ele é uma das ferramentas mais populares, de baixo custo e simples de utilizar, destacando-se das demais. Quem trabalha no ramo de alimentação sabe que esse é um setor muito competitivo, sendo necessário um bom plano de marketing que reduza os gastos e seja eficiente. Pois bem, o WhatsApp pode fazer tudo isso por você e ainda atrair e fidelizar mais clientes.
No caso de um restaurante que ofereça serviço de delivery, mas anda sempre com as linhas telefônicas ocupadas, saiba que o WhatsApp pode agilizar os seus pedidos e deixar os seus clientes mais satisfeitos. Ao adotar essa ideia, grande parte das suas demandas será feita 100% pelo celular, fazendo com que o processo flua mais tranquilamente e deixando o gestor com mais tempo livre para cuidar de outros assuntos.
Como usar o WhatsApp para restaurante?
O WhatsApp está instalado em praticamente todos os smartphones brasileiros. Com isso, estamos diante da possibilidade de vender para qualquer potencial cliente, mesmo que ele não use os serviços de aplicativos, como iFood ou Uber Eats.
Ao adotar o WhatsApp para restaurante, é importante ter um número dedicado ao serviço de delivery, vinculado a uma conta business. Para que suas vendas pelo aplicativo de mensagens sejam eficientes, veja as dicas a seguir.
Use respostas automáticas
No WhatsApp Business, é possível configurar respostas automáticas para enviar aos clientes, assim que o restaurante recebe uma mensagem. Dessa forma, o primeiro retorno é feito imediatamente, indicando o recebimento da mensagem, fornecendo informações importantes e agilizando o atendimento.
É possível criar diversas mensagens automáticas para:
- saudação, enviada ao receber o contato, informando que a mensagem foi recebida e será respondida em instantes;
- informar que o restaurante está fechado no momento, indicando os horários de atendimento;
- informações para fazer o pedido, como o link para o cardápio;
- informações sobre os meios de pagamento aceitos.
Integre o WhatsApp com as redes sociais
Se você aceita pedidos pelos serviços de mensagens, como o WhatsApp, não deixe de colocar um link para que o cliente entre em contato. Dessa forma, basta clicar para abrir o app e iniciar uma conversa.
Inclua o link para o WhatsApp em todas as redes sociais e no site do restaurante. Evite indicar apenas o número: o direcionamento direto ao clicar é mais prático e evita desistências.
Ofereça o cardápio online
Para que o atendimento por WhatsApp seja eficiente, é importante contar com um cardápio online. Com ele, o cliente consulta as opções disponíveis, valores, possibilidades de alteração e evita perguntas. Assim, a conclusão do pedido é mais rápida e menos burocrática.
Customize listas de distribuição
Aproveite as listas de distribuição para segmentar suas promoções e contatos com os clientes. Ao identificar que certos consumidores são vegetarianos, por exemplo, você pode enviar cupons de desconto específicos para itens que preencham esse requisito.
Personalizar a comunicação com os clientes é muito importante para ser mais eficaz em suas estratégias de marketing. Aproveite a proximidade conferida pelo WhatsApp para conhecer seu público e investir em iniciativas especiais para cada segmento.
Invista no contato pessoal
Automação não significa transformar o atendimento de seu restaurante em um robô. Lembre-se de que do outro lado das mensagens há um cliente, uma pessoa. Mesmo nas mensagens automáticas, procure investir na customização para que seu restaurante tenha uma voz agradável e adequada ao seu público.
Desenvolva uma linguagem própria para seu restaurante e aposte em usar o mesmo tom em todos os meios de comunicação. Isso inclui postagens em redes sociais, mensagens, e-mails e qualquer outra forma de contato com o público. Dessa forma, você reforça a identidade de sua marca, que terá uma personalidade própria.
Informe que o pagamento pode ser feito pelo aplicativo
Você deve informar aos clientes que eles podem realizar o pagamento diretamente pelo aplicativo por meio do WhatsApp Pagamentos, que é uma maneira de pagar via transferência. Dessa forma, os pagamentos são retirados da conta da Cielo e caem diretamente na conta bancária do restaurante em menos de dois dias úteis.
Edite o seu perfil
Ao editar o seu perfil no WhatsApp Business, é possível incluir informações sobre o restaurante que são mais interessantes para o cliente, como endereço e horário de atendimento. O que você necessita prestar atenção são os tipos de contas.
Quando uma conta é verificada, ela confirma a autenticidade da sua marca por meio de um ícone verde no perfil. As contas confirmadas são aquelas que confirmam quando o número de telefone do perfil é correspondente ao número de telefone do restaurante e são identificadas com um ícone cinza. Já as contas comerciais são representadas pelas empresas que utilizam o WhatsApp Business, mas não têm confirmação ou verificação.
Utilize para enviar cupons
Pode parecer um pouco banal, mas enviar cupons de marketing pelo WhatsApp faz a diferença, exatamente porque esses cupons costumam ser enviados com certa frequência para atrair clientes e aumentar as vendas. É possível enviar mensagens dizendo que haverá desconto nas próximas refeições em dias específicos durante a semana ou qualquer outra ideia dependendo da sua estratégia.
Apresente novos itens de menu
É importante manter os clientes informados sempre que um novo item de menu for introduzido. Por meio do WhatsApp esse procedimento é muito mais fácil, pois antes não havia como fazer isso, apenas os clientes que visitavam o seu restaurante descobriam os novos pratos.
Os tempos mudaram e o marketing pelo WhatsApp pode ser utilizado para informar às pessoas instantaneamente sobre as novidades do cardápio. Essa é uma ótima estratégia para atrair mais clientes sem precisar investir muito dinheiro em tráfego pago, o que faz com que você economize despesas para poder investir em outros detalhes,
Quais as vantagens de usar o WhatsApp para restaurante?
Quem adota o WhatsApp para restaurante conta com várias vantagens, como:
- popularidade do aplicativo: como se trata de um app usado por todos, será muito simples alcançar qualquer pessoa interessada em fazer um pedido, seja para delivery, retirada, ou até mesmo para fazer reservas ou adiantar pedidos para consumir no local;
- agilidade: a comunicação simultânea, combinada com as ferramentas de automação, permite que a conclusão dos pedidos seja rápida, podendo atender mais de um cliente ao mesmo tempo. É o fim da espera telefônica ou das linhas ocupadas;
- consentimento: para que seu restaurante entre em contato com o cliente pelo WhatsApp, ele tem que ter fornecido um número, além de concordar em receber mensagens. Por isso, o marketing por WhatsApp é direcionado àqueles que realmente desejam fazer pedidos em seu restaurante, sendo mais eficaz que estratégias de captação aleatória;
- fidelização: o fácil acesso, em um aplicativo familiar, aumenta as chances de novos pedidos por um cliente que ficou satisfeito com a experiência de comprar em seu restaurante. O contato próximo e a possibilidade de divulgar ofertas especiais aproxima o cliente de seu negócio.
Como o Delivery App ajuda o restaurante a gerenciar o WhatsApp?
As ferramentas oferecidas pelo WhatsApp Business otimizam o trabalho do restaurante delivery, mas não são integradas a toda a gestão do negócio. Mesmo usando os recursos Business, a tendência é que o seu restaurante precise de uma gestão de pedidos mais profissional para continuar crescendo.
O Delivery App é um aplicativo preparado para integrar múltiplos canais de venda, estratégias de marketing e gestão empresarial dos restaurantes delivery. Para conseguir tirar o máximo proveito de seus contatos do WhatsApp e alavancar as vendas de seu restaurante, o Delivery App oferece várias funcionalidades, tais como:
- automação dos pedidos recebidos por WhatsApp, com gestão centralizada no Delivery App;
- notificação dos clientes sobre status do pedido;
- cardápio online integrado ao site;
- programas de fidelidade;
- gestão de clientes, com dados completos sobre histórico de pedidos e pesquisas de satisfação;
- integração com o aplicativo de motoboys da Loggi.
Utilizar o WhatsApp para restaurante é mesmo uma ótima maneira de otimizar a gestão de pedidos, não acha? Apesar disso, lembre sempre de ter cuidado com a linguagem utilizada ao lidar com os clientes, pois na maioria das vezes você não lidará com amigos o com quem tem intimidade.
Portanto, fique atento a este detalhe e avise sua equipe a respeito disso. Essa pode ser a diferença que estava faltando para fidelizar um número maior de clientes e gerar mais receita. Isso não significa que o responsável pelos pedidos seja formal o tempo, mas que ele deve utilizar a linguagem do seu público-alvo.
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