Descubra como ter sucesso com o Whatsapp para seu restaurante
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Para ampliar suas vendas e fortalecer seu negócio, a busca por alternativas e novos canais é algo a se considerar rotineiramente. A adoção do WhatsApp para restaurante, nesse contexto, surge como uma iniciativa a mais para o contato com os clientes e a obtenção de novos pedidos.

A fim de que o uso do app no restaurante seja bem-sucedido, é essencial manter uma boa organização no atendimento. Pensando em ajudar na estruturação de suas rotinas com os pedidos por mensagens, criamos este post. Vamos ensinar como usar o WhatsApp a favor de seu restaurante, evitar erros e otimizar o trabalho. Boa leitura!

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Como usar o WhatsApp para restaurante?

O WhatsApp está instalado em praticamente todos os smartphones brasileiros. Com isso, estamos diante da possibilidade de vender para qualquer potencial cliente, mesmo que ele não use os serviços de aplicativos, como iFood ou Uber Eats.

Ao usar o WhatsApp para restaurante, é importante ter um número dedicado ao serviço de delivery, vinculado a uma conta business. Para que suas vendas pelo aplicativo de mensagens sejam eficientes, veja as dicas a seguir.

Use respostas automáticas

No WhatsApp Business, é possível configurar respostas automáticas para enviar aos clientes, assim que o restaurante receber uma mensagem. Dessa forma, o primeiro retorno é feito imediatamente, indicando o recebimento da mensagem, fornecendo informações importantes e agilizando o atendimento.

É possível criar diversas mensagens automáticas para:

  • saudação, enviada ao receber o contato, informando que a mensagem foi recebida e será respondida em instantes;
  • informar que o restaurante está fechado no momento, indicando os horários de atendimento;
  • informações para fazer o pedido, como o link para o cardápio;
  • informações sobre os meios de pagamento aceitos.

Integre o WhatsApp com as redes sociais

Se você aceita pedidos pelos serviços de mensagens, como o WhatsApp, não deixe de colocar um link para que o cliente entre em contato. Dessa forma, basta clicar para abrir o app e iniciar uma conversa.

Inclua o link para o WhatsApp em todas as redes sociais e no site do restaurante. Evite indicar apenas o número: o direcionamento direto ao clicar é mais prático e evita desistências.

Ofereça o cardápio online

Para que o atendimento por WhatsApp seja eficiente, é importante contar com um cardápio online. Com ele, o cliente consulta as opções disponíveis, valores, possibilidades de alteração e evita perguntas. Assim, a conclusão do pedido é mais rápida e menos burocrática.

Customize listas de distribuição

Aproveite as listas de distribuição para segmentar suas promoções e contatos com os clientes. Ao identificar que certos consumidores são vegetarianos, por exemplo, você pode enviar cupons de desconto específicos para itens que preencham esse requisito.

Personalizar a comunicação com os clientes é muito importante para ser mais eficaz em suas estratégias de marketing. Aproveite a proximidade conferida pelo WhatsApp para conhecer seu público e investir em iniciativas especiais para cada segmento.

Invista no contato pessoal

Automação não significa transformar o atendimento de seu restaurante em um robô. Lembre-se de que do outro lado das mensagens há um cliente, uma pessoa. Mesmo nas mensagens automáticas, procure investir na customização para que seu restaurante tenha uma voz agradável e adequada ao seu público.

Desenvolva uma linguagem própria para seu restaurante e aposte em usar o mesmo tom em todos os meios de comunicação. Isso inclui postagens em redes sociais, mensagens, e-mails e qualquer outra forma de contato com o público. Dessa forma, você reforça a identidade de sua marca, que terá uma personalidade própria.

Quais as vantagens de usar o WhatsApp para restaurante?

Quem adota o WhatsApp para restaurante conta com várias vantagens, como:

  • popularidade do aplicativo: como se trata de um app usado por todos, será muito simples alcançar qualquer pessoa interessada em fazer um pedido, seja para delivery, retirada, ou até mesmo para fazer reservas ou adiantar pedidos para consumir no local;
  • agilidade: a comunicação simultânea, combinada com as ferramentas de automação, permite que a conclusão dos pedidos seja rápida, podendo atender mais de um cliente ao mesmo tempo. É o fim da espera telefônica ou das linhas ocupadas;
  • consentimento: para que seu restaurante entre em contato com o cliente pelo WhatsApp, ele tem que ter fornecido um número, além de concordar em receber mensagens. Por isso, o marketing por WhatsApp é direcionado àqueles que realmente desejam fazer pedidos em seu restaurante, sendo mais eficaz que estratégias de captação aleatória;
  • fidelização: o fácil acesso, em um aplicativo familiar, aumenta as chances de novos pedidos por um cliente que ficou satisfeito com a experiência de comprar em seu restaurante. O contato próximo e a possibilidade de divulgar ofertas especiais aproxima o cliente de seu negócio.

Como o Delivery App ajuda o restaurante a gerenciar o WhatsApp?

As ferramentas oferecidas pelo WhatsApp Business otimizam o trabalho do restaurante delivery, mas não são integradas a toda a gestão do negócio. Mesmo usando os recursos Business, a tendência é que o seu restaurante precise de uma gestão de pedidos mais profissional para continuar crescendo.

O Delivery App é um aplicativo preparado para integrar múltiplos canais de venda, estratégias de marketing e gestão empresarial dos restaurantes delivery. Para conseguir tirar o máximo proveito de seus contatos do WhatsApp e alavancar as vendas de seu restaurante, o Delivery App oferece várias funcionalidades, tais como:

  • automação dos pedidos recebidos por WhatsApp, com gestão centralizada no Delivery App;
  • notificação dos clientes sobre status do pedido;
  • cardápio online, integrado ao site;
  • programas de fidelidade;
  • gestão de clientes, com dados completos sobre histórico de pedidos e pesquisas de satisfação;
  • integração com o aplicativo de motoboys da Loggi.

O uso do WhatsApp para restaurante é uma ótima estratégia para quem quer ter múltiplos canais de venda, conquistando clientes de todos os perfis. Para que os novos clientes se sintam satisfeitos com esse canal de venda, é muito importante investir em agilidade no atendimento, informações precisas e um fluxo de trabalho eficiente. É possível fazer muito com os recursos do WhatsApp Business, mas quem quer crescer deve pensar na automação integrada à gestão do delivery, adotando o Delivery App e suas diversas integrações.Quer conhecer mais sobre o Delivery App e como ele contribuirá para alavancar seu delivery? Entre em contato conosco!

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