Descubra as novas tendências da gastronomia para o seu restaurante

Mesmo quem tem um restaurante especializado em certo tipo de culinária precisa ter atenção às novas tendências da gastronomia. Afinal, muitas delas surgem por representarem mudanças na sociedade e no comportamento dos consumidores. Por isso, observá-las pode trazer novas oportunidades, inclusive com mais nichos e clientes. 

A seguir, conheça 5 das tendências que estão em alta em 2022. Veja também como aplicá-las em seu restaurante. Boa leitura! 

Quais são as 5 novas tendências da gastronomia para 2022? 

Qualquer tendência que surge na sociedade reflete novos comportamentos dos consumidores, bem como as necessidades de novas gerações. A seguir, confira 5 das principais em 2022! 

1. Veganismo 

O veganismo é uma das tendências da gastronomia que cresceu nos últimos anos. Ganhando destaque como um estilo de vida, as pessoas adeptas também procuram restaurantes que oferecem opções para quem não come nada de origem animal. Sendo assim, é interessante pensar em opções do cardápio que atendam a esse público, evitando que as pessoas desistam de comer em seu restaurante. 

2. Sustentabilidade 

A sustentabilidade não é uma pauta exatamente nova. Porém, com o crescente interesse pelo assunto, além da cobrança dos consumidores, muitos restaurantes vêm adotando medidas para ter o selo verde de sustentabilidade. Aliás, essa tendência também reflete não só mais conscientização, mas também uma maior economia para a empresa, mesmo que por meio de ações simples, como: 

  • promover o desperdício zero no restaurante, até cobrando a mais de quem desperdiça; 
  • fazer uma horta própria ou comprar de pequenos produtores sustentáveis da cidade; 
  • usar menos embalagens e perguntar se o cliente precisa de talheres antes de enviá-los no delivery; 
  • aproveitar partes de alimentos para novas receitas. 

3. Comfort food 

Um estilo que recupera a comida caseira, a comfort food caminha com escolhas mais saudáveis pelos clientes, mas tem um grande apelo nostálgico, como despertar no consumidor a lembrança da “comida de vó” em sua infância. Para isso, estratégias como cardápios regionais e comida feita no fogão à lenha são algumas de suas aplicações. 

4. Alimentos orgânicos 

Segundo um estudo da consultoria Ecovia Intelligence, o consumo de alimentos orgânicos durante a pandemia chegou a até 40% em muitos locais do mundo. 

Preocupadas com questões como imunidade, uso de menos agrotóxicos e produtos de melhor qualidade, muitas pessoas adotaram a prática de consumir produtos orgânicos. Com isso, elas também levam em consideração essas escolhas na hora de comer em algum local fora ou pedir comida por aplicativo. 

5. Delivery 

Outra das tendências da gastronomia, que na verdade se consolida ainda mais em 2022, é o delivery. Isso porque, depois de adotá-lo por necessidade, agora ele se tornou parte dos novos hábitos de consumo das pessoas. 

Assim, é preciso acompanhar a tendência e oferecer diversas possibilidades para seus clientes: seja para vir ao restaurante e consumir no local, seja para passar e pegar, no modelo “take away”, ou recebendo a comida no conforto de casa. Neste caso, é preciso investir em atendimento humanizado e eficiente, além de um bom aplicativo de delivery

Como aplicar as novas tendências da gastronomia? 

Agora que você conhece algumas das tendências da gastronomia de 2022, vale a pena pensar em inseri-las ou melhorá-las em seu restaurante. Afinal, cada uma delas significa uma oportunidade. Além disso, mesmo com pequenas medidas, é possível usá-las em sua empresa. 

  • Eliminar ultraprocessados e substituí-los por opções feitas na sua cozinha, como salsichas. 
  • Variar o cardápio com mais opções de legumes, frutas, grãos e oleaginosas, que atendem veganos, vegetarianos e pessoas que querem reduzir o consumo de carne. 
  • Criar pratos sem glúten, lactose e outros ingredientes que podem atrapalhar o consumo de quem tem intolerância a esses compostos. 
  • Usar mais alimentos in natura. 

As tendências da gastronomia mudam com frequência, mas atualmente muitas delas estão relacionadas a comportamentos e novos estilos de vida do consumidor. Portanto, é importante conhecê-las e saber como inseri-las no seu restaurante, sem perder sua identidade. Assim, é possível alcançar mais pessoas e melhorar os resultados do negócio. 

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